Topo

Tite pode ser demitido? Qual o panorama do técnico da seleção brasileira

Funcionário da CBF passa álcool em gel nas mãos do técnico Tite antes de jogo da seleção brasileira - Wagner Meier/Getty Images
Funcionário da CBF passa álcool em gel nas mãos do técnico Tite antes de jogo da seleção brasileira Imagem: Wagner Meier/Getty Images

Danilo Lavieri e Gabriel Carneiro

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/07/2021 04h00

A derrota para a Argentina na final da Copa América fez alguns torcedores pedirem a demissão do Tite nas redes sociais, indo contra o que os presentes no Maracanã fizeram ontem (10) ao ficarem após o apito final para manifestar apoio ao gaúcho. A saída dele está em pauta na seleção brasileira? A resposta é não.

O trabalho do técnico tem, sim, algumas críticas pela queda de desempenho em relação ao título da Copa América de 2019, mas isso está longe de colocá-lo a perigo.

Hoje, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) não tem nem quem possa tomar uma atitude dessa por conta do afastamento de Rogério Caboclo, acusado de assédio sexual e moral por uma funcionária. No pós-Copa do Mundo de 2018, momento mais crítico do treinador no cargo, o máximo que foi cogitado foi a mudança de sua comissão.

Hoje, os vices e diretores que comandam a entidade fazem mais críticas como se fossem torcedores do que propriamente como dirigentes e sabem que não há condições, neste momento, de tomar uma decisão tão importante.

O panorama de Tite mudaria só mais para frente, quando uma nova eleição definir quem de fato fica com o poder da entidade. O escolhido poderia optar por uma mudança radical para dar a sua cara à entidade, algo que hoje não parece muito provável.

O técnico agora volta a trabalhar em setembro, nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, competição em nada de braçadas e deve conseguir uma das classificações mais rápidas da história para o Mundial.

Todos comentam nos bastidores, no entanto, que é bom que ele volte com vitórias tranquilas para evitar que os questionamentos existentes agora se estendam por muito tempo.