Topo

"Novo Kanté" equatoriano superou infância com gangues para chegar à seleção

Caicedo, do Equador, tenta roubar a bola de jogador da Venezuela em jogo da Copa América - Thiago Ribeiro/AGIF
Caicedo, do Equador, tenta roubar a bola de jogador da Venezuela em jogo da Copa América Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Eder Traskini

Do UOL, em Goiânia

25/06/2021 04h00

O meia Moisés Caicedo, de apenas 20 anos, é a jovem esperança do Equador para avançar não só na Copa América, mas também para voltar a uma Copa do Mundo. Depois de brilhar no Independiente del Valle (EQU), Caicedo foi comprado pelo Brighton, da Inglaterra, e é o único do elenco da Copa América que atua na principal liga do mundo, a Premier League.

Caicedo esteve na mira de Manchester United, Chelsea e Newcastle antes de acertar sua transferência para Brighton, que pagou 4,5 milhões de libras (R$ 30 milhões, na cotação atual) pelo equatoriano. Na Inglaterra, o jogador é visto como um projeto de N'Golo Kante, do Chelsea, de quem o jovem é fã.

"Se move por todos os lugares do campo. Ele é calmo, não gosta de reclamar no campo, apenas foca no seu jogo e é isso que eu mais gosto nele", disse Caicedo sobre o meio campista francês em 2018 para o canal do Independiente del Valle.

Ainda em entrevista, Caicedo, que na época frequentava a escola fornecida pela base do clube onde iniciou carreira, afirmou que procurava entender bastante de matemática, pois o ajudaria a saber quanto iria ganhar nos contratos firmados. Questionado se não gostava de alguma matéria, ele nem pensou para responder: "inglês". Três anos depois o futebol o obrigaria a saber ao menos o básico.

De origens muito humildes, Moisés Caicedo morava em um bairro que ele definia como calmo, mas não escondia que também era perigoso. "Tinham gangues. Nós vivíamos lá porque não tínhamos dinheiro para morar em outro lugar", confessou em entrevista ao site da Copa Libertadores da América no ano passado.

O meia começou sua trajetória no futebol aos 13 anos no Independiente del Valle, mas ainda disso teve auxílio de um professor que morava em seu bairro para frequentas escolinhas. Era ele quem acordava Caicedo todas as manhãs para ir ao treino e pagava alimentação e passagens para o garoto Moi, apelido do atleta, que não tinha condições financeiras.

No clube equatoriano venceu a Copa Libertadores sub-20 e subiu ao profissional, onde rapidamente ganhou espaço. Fez um gol e deu uma assistência na vitória do del Valle por 5 a 0 sobre o Flamengo no ano passado, por exemplo. A convocação para a seleção equatoriana não demorou e ele se tornou o atleta mais jovem do Equador a marcar e o primeiro nascido no século XXI a balançar as redes nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022.

No começo desde ano, Caicedo desembarcou na Inglaterra, mas ainda não fez sua estreia com a camisa do Brighton. O clube inglês, no entanto, não tem pressa e sabe que contratar um jogador de 19 anos vindo diretamente do Equador requer um período de adaptação. O meia está integrado ao time sub-23 e já começou a se destacar pela equipe. Como tudo em sua carreira, a estreia na Premier League não deve demorar.