Topo

Belga que eliminou Brasil na Copa vira heroi improvável em "novo" Leicester

Youri Tielemans comemora gol pelo Leicester City - MATTHEW CHILDS / POOL / AFP
Youri Tielemans comemora gol pelo Leicester City Imagem: MATTHEW CHILDS / POOL / AFP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2021 17h56

Neste sábado (15), o Leicester se sagrou pela primeira vez campeão da Copa da Inglaterra ao derrotar o Chelsea pelo placar de 1 a 0. O gol foi marcado por Youri Tielemans, volante belga que ajudou a eliminar a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2018, realizada na Rússia.

Atualmente com 24 anos, o meio campista teve um início de carreira bem precoce e no dia primeiro de outubro de 2013 tornou-se o belga mais jovem a atuar em uma partida da Liga dos Campeões, aos 16 anos e 148 dias. Até hoje é um dos jogadores com menor idade a debutar no principal torneio continental.

Quatro anos depois, Tielemans foi adquirido pelo Monaco para reforçar o então campeão francês, que em 2017 tinha desbancado o favorito PSG. Depois de duas temporadas na França, foi emprestado ao Leicester e comprado em definitivo após uma boa temporada pelo novo clube.

Apesar de pouco badalado, o belga é um dos símbolos desse "novo" Leicester. A equipe mudou bastante nos últimos anos e se reforçou ao longo das temporadas com nomes fundamentais para o time atual, como Ndidi, Iheanacho e Söyüncü.

Há praticamente cinco anos, o clube protagonizava um dos mais imprevisíveis momentos da história do futebol, ao ser campeão inglês na temporada 2015/2016. A expectativa do time naquela temporada era permanecer na primeira divisão, com a "ousada" meta de terminar na parte de cima da tabela.

Daquele time histórico restam pouco nomes, entre eles o do atacante Jamie Vardy, que não marcou neste fim de semana mas foi fundamental na sólida campanha no Campeonato Inglês, em que o time briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões. Vardy optou por ficar no clube mesmo depois de ser destaque do título nacional em 2016.

Outro nome importante da equipe é o goleiro Kasper Schmeichel, fundamental no título inglês de 2015/2016 e que continuou na equipe para se tornar um ídolo dentro do clube. Ele é filho do também goleiro Peter Schmeichel, que atuou por muitos anos no Manchester United.