Topo

São Paulo bate Red Bull Bragantino com gol contra de Léo Ortiz

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

12/04/2021 21h56

O São Paulo venceu o Red Bull Bragantino por 1 a 0, na noite de hoje (12), com um gol contra de Léo Ortiz, em jogo válido pela sétima rodada do Campeonato Paulista 2021. Foi o segundo jogo da equipe comandada por Hernán Crespo em 48 horas.

Com o resultado obtido no Morumbi, o Tricolor paulista dispara na liderança do Grupo B e chega a 13 pontos conquistados no Estadual, com cinco à frente da Ferroviária, vice-líder da chave. O Massa Bruta segue na primeira colocação do Grupo C, com 11 pontos conquistados.

O São Paulo volta a campo na próxima quarta-feira (14), no Morumbi, às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o Guarani, pela nona rodada do Paulistão. O Red Bull Bragantino jogará contra a Inter de Limeira, fora de casa, na quinta-feira (15), em jogo da quinta rodada.

Quem foi bem: Reinaldo

Reinaldo segue como o principal nome do São Paulo na temporada. O lateral esquerdo é responsável pelas principais ações de perigo do time comandado por Hernán Crespo. Com liberdade para chegar ao ataque com frequência, o atleta participou do lance que culminou no gol contra de Léo Ortiz, aos 25 minutos da etapa final. Em uma de suas investidas na ponta esquerda, foi à linha de fundo e cruzou à meia altura. Depois de falha da defesa, Ortiz jogou contra a própria meta.

Quem foi mal: Rojas e Vitinho

Depois da boa atuação diante do São Caetano, no último sábado (10), Rojas voltou a atuar como titular do São Paulo na noite de hoje. O equatoriano, contudo, decepcionou contra o Red Bull Bragantino. Escalado pela direita, pouco criou ao lado de Igor Vinícius. O incômodo com a falta de oportunidades pelo flanco fez Hernán Crespo instruir mudanças ainda durante os 45 minutos iniciais. Sem resposta positiva, o argentino colocou Luciano na vaga do estrangeiro.

Escalado pelo lado esquerdo do ataque, Vitinho não rendeu o que se espera dele no duelo contra o São Paulo. O jogador teve dificuldades para se desvencilhar da marcação imposta por Igor Vinícius e Arboleda pelo lado direito da defesa. Ambos pressionaram o atleta e o impediram de iniciar jogadas para o visitante no Morumbi. Com a atuação aquém do que se espera, ele foi substituído por Tomas Cuello no intervalo do compromisso.

Mais avançados, Dani Alves e Nestor aparecem menos na criação

Com a entrada de Luan na vaga de Igor Gomes, o técnico Hernán Crespo optou por dar mais liberdade a Daniel Alves e Rodrigo Nestor no meio de campo. A dupla, entretanto, não conseguiu criar boas jogadas na noite de hoje, seja com infiltrações ou aparições pelos lados do campo. Ambos foram bem marcados pelo meio de campo do Red Bull Bragantino e pouco acrescentaram ao setor ofensivo, que contou com Pablo e Rojas no primeiro tempo e Eder e Luciano na etapa final.

Atuação do São Paulo

O São Paulo adotou a mesma postura dos primeiros jogos sob o comando de Hernán Crespo. Com mais posse de bola e tentativa de dar volume ao ataque, o mandante contou com três zagueiros, alas bem abertos e dois nomes no ataque. Na partida de hoje, porém, a questão física claramente fez diferença. Com boa parte do elenco atuando no último sábado, o Tricolor teve dificuldade para ser intenso como de costume. A qualidade do oponente também fez diferença no compromisso válido pela sétima rodada do Estadual.

Atuação do Red Bull Bragantino

Acuado no campo de defesa, o Red Bull Bragantino tentou chegar ao gol do São Paulo por meio de contra-ataques e finalizações de longa distância. Claudinho e Artur, sempre intensos no setor ofensivo, foram bem marcados pelo trio formado por Luan, Rodrigo Nestor e Daniel Alves. A dupla do time visitante foi presa fácil para a marcação adversária e teve dificuldades para criar as jogadas de perigo. Defensivamente, o Red Bull Bragantino se portou bem, mas ainda assim não foi o suficiente para evitar o gol contra de Léo Ortiz, aos 25 minutos da etapa final.

Cronologia do jogo

Léo Ortiz marcou contra, aos 25 minutos do segundo tempo. Reinaldo recebeu de Luciano na ponta esquerda e cruzou na direção do primeiro poste. Eder tentou desvio, e Cleiton cortou de soco. A bola bateu em Léo Ortiz e foi para o fundo da rede no lance.

VAR descarta pênalti e anula gol do São Paulo

O VAR apareceu em duas oportunidades na partida. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Joao Rojas pediu pênalti em dividida com Aderlan, mas a arbitragem optou por não assinalar infração na jogada. Aos seis minutos da etapa final, Pablo balançou a rede de Cleiton em lançamento de Daniel Alves. Após checagem de Márcio Henrique de Góis, responsável pelo VAR, o árbitro Flávio Rodrigues de Souza marcou impedimento do centroavante são-paulino.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 1 X 0 RED BULL BRAGANTINO
Motivo
: 7ª rodada do Paulista 2021
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 12 de abril de 2021 (segunda-feira)
Horário: às 20h (de Brasília)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Daniel Paulo Ziolli
VAR: Márcio Henrique de Góis

Cartão amarelo: Reinaldo, Daniel Alves, Léo, Eder, Luciano (São Paulo); Tomas Cuello, Hurtado (Red Bull Bragantino)

Gol(s): Léo Ortiz (contra), aos 25 minutos do 2º tempo (1-0)

São Paulo: Tiago Volpi; Arboleda, Bruno Alves e Léo; Igor Vinícius (Igor Gomes), Luan, Daniel Alves, Rodrigo Nestor (Galeano) e Reinaldo; Joao Rojas (Luciano) e Pablo (Eder). Técnico: Hernán Crespo.

Red Bul Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Fabrício Bruno e Edimar; Raul, Lucas Evangelista (Pedrinho), Claudinho e Artur (Leandrinho); Ytalo (Hurtado) e Vitinho (Tomas Cuello). Técnico: Maurício Barbieri.