Topo

Eliminatórias Europeias

Com 7 gols em 2 vitórias, Turquia surpreende nas Eliminatórias europeias

Ozan Tufan marcou dois dos três gols turcos em cima da Noruega - Quality Sport Images/Getty Images
Ozan Tufan marcou dois dos três gols turcos em cima da Noruega Imagem: Quality Sport Images/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/03/2021 19h03

Classificação e Jogos

A Turquia começou bem a sua caminhada por uma vaga para a Copa do Mundo no Catar, em 2022. A seleção turca venceu seus dois primeiros jogos nas Eliminatórias Europeias e já sonha com a possibilidade de voltar ao Mundial depois de quase 20 anos.

Os turcos estrearam nas Eliminatórias com um 4 a 2 sobre a Holanda e hoje (27) venceu a Noruega por 3 a 0. É o melhor começo da Turquia na competição em sua história.

Com todos as atenções voltadas para o jovem Haaland, que vem fazendo uma grande temporada pelo Borussia Dortmund, quem brilhou mesmo foi o meia Ozan Tufan, do Fenerbahçe. Ele marcou dois dos três gols turcos, sendo um deles um golaço de fora da área.

Outro destaque da surpreendente Turquia é Hakan Çalhanoglu. Líder em assistências com a camisa do Milan no Campeonato Italiano, o meia atacante passou por uma semana brilhante: um gol e uma assistência no domingo passado, em cima da Fiorentina, um gol na Holanda e o passe para o terceiro gol turco sobre a Noruega.

Além da marca histórica, a Turquia também tem o melhor desempenho entre as seleções que já fizeram dois jogos nestas Eliminatórias.

Com o fim dos jogos de sábado, apenas três seleções somam duas vitórias em dois jogos. Montenegro, vice do grupo da Turquia, também venceu seus dois jogos, mas contra adversários de menor expressão, Letônia e Gilbratar. O terceiro time é a Rússia, que lidera o Grupo H. Nenhum deles marcou mais que os sete gols feitos pelos turcos nessas duas rodadas.

Se mantiver o mesmo ritmo, a Turquia tem tudo para encerrar essa primeira janela de Eliminatórias com mais uma expressiva vitória, desta vez sobre a Letônia. O adversário da próxima terça (30) perdeu os dois jogos e marcou apenas um gol.

A última vez que a Turquia conseguiu se classificar para uma Copa do Mundo foi em 2002, quando foi eliminada na semifinal para o Brasil. Caso consiga uma vaga para o Catar 2022, será a terceira participação turca num Mundial. Antes de 2002, o país havia disputado apenas a Copa de 1954, na Suíça, sendo eliminada na primeira fase.