Topo

Marília tem surto de covid-19 após dupla viagem forçada pela Copa do Brasil

Orlando Jr. (esq.) e Alison (dir.), do Marília, em Varginha (MG) para a Copa do Brasil - Divulgação/Marília AC
Orlando Jr. (esq.) e Alison (dir.), do Marília, em Varginha (MG) para a Copa do Brasil Imagem: Divulgação/Marília AC

Eder Traskini

Do UOL, em Santos (SP)

23/03/2021 17h00

O Marília, time do interior de São Paulo, teve constatado um surto de covid-19 dentro da delegação que viajou mais de 1300 km de ônibus para enfrentar o Criciúma pela primeira fase da Copa do Brasil. Foram 15 casos no total, entre jogadores, membros da comissão técnica e funcionários que fizeram parte da delegação de 31 pessoas. Dez são jogadores e o número ainda pode aumentar.

Segundo apurou o UOL Esporte, aqueles que testaram positivo realizaram o exame assim que retornaram a Marília por já estarem sintomáticos. O restante só passou pelo procedimento hoje (23) e os resultados devem sair amanhã. O "mochilão pelo Brasil", como definiu o clube em suas redes sociais, para jogar a competição nacional começou na segunda-feira e só terminou na sexta.

O vice-presidente do Marília, Alysson Souza, já havia alertado para o risco que os atletas estavam correndo ao precisar viajar 22 horas de ônibus entre Varginha (MG) e Cariacica (ES). No retorno a Marília foram mais 18 horas na estrada.

O MAC era mandante do duelo, mas não pôde atuar em seu estádio por causa do aumento das restrições da fase vermelha do Plano SP contra a pandemia do coronavírus. O jogo foi transferido primeiramente para Varginha (MG), mas precisou sair da cidade após decreto do governo de Minas Gerais.

A delegação do Marília chegou à cidade mineira na noite da segunda-feira e se viu proibida de atuar no estado no dia seguinte. A CBF transferiu a partida para Cariacica (ES) e adiou em um dia. O MAC, que já tinha viajado cerca de 500 km, foi de ônibus até a nova sede, distante cerca de 800 km de Varginha.

O duelo terminou 0 a 0 e o Criciúma se classificou para a próxima fase pelo regulamento da Copa do Brasil, que prevê vantagem do empate na primeira fase ao visitante — clube de melhor ranking. O Marília manifestou seu descontentamento em nota:

"SURTO DE COVID - O Marília Atlético Clube informa que após dupla viagem pra fora do Estado para disputa da Copa do Brasil, quinze funcionários do clube testaram positivo para Covid-19, dentre eles atletas e membros da comissão técnica. Fica registrado o descontentamento do MAC com a transferência da partida pela Copa do Brasil que deveria ter ocorrido em Marília."

Criciúma também tem casos

Adversário do Marília na partida, o Criciúma também teve três casos positivos confirmados, todos em sua comissão técnica que viajou até Cariacica (ES).