Topo

Atlético-MG

Nacho confirma premonição de Fred na estreia pelo Atlético-MG: "é craque"

Uma das estrelas do atual elenco, Nacho Fernández assinou contrato por três temporadas com o Galo - Pedro Souza/Atlético-MG
Uma das estrelas do atual elenco, Nacho Fernández assinou contrato por três temporadas com o Galo Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

20/03/2021 04h00

O adversário, o Coimbra, lanterna do Campeonato Mineiro, estava longe de ser uma das equipes que Nacho Fernández se acostumou a enfrentar e se destacar na Argentina, no cenário sul-americano — como a Libertadores —, ou mundial. No entanto, em sua primeira aparição no futebol brasileiro, ontem (19), pelo Atlético-MG, demonstrou o que adversários de renome no Brasil já haviam comprovado e alertado: a habilidade do meia-atacante argentino de 31 anos.

"Como é o nome do camisa 26 do River [Plate, da Argentina]? É um canhoto fenomenal, esse cara é craque", elogiou o centroavante Fred, em entrevista em 2019, ao ex-jogador e hoje apresentador Neto, na Band. Na ocasião, o atual jogador do Fluminense ainda vestia a camisa do Cruzeiro,

Nacho Fernández custou aos cofres do Galo algo em torno de R$ 32 milhões e foi, até aqui, a contratação mais cara do ano do clube. Tal investimento comprova não só o peso da aquisição no cenário esportivo, mas a qualidade do futebol apresentado pelo meio-campista nos últimos anos.

Uma das grandes características de Nacho Fernández é a ocupação de espaços na faixa central do campo, tanto no setor defensivo quanto no ofensivo. O mapa de calor do meia — ferramenta que mostra deslocamento do jogador durante os jogos — evidencia uma intensa movimentação em busca da bola, principalmente pela direita, cortando para dentro com a sua perna dominante, a esquerda.

Tamanha a intensidade de Nacho durante as partidas arrancou do atacante Fred elogios bem efusivos. Mesmo que a primeira impressão do centroavante tenha sido totalmente às avessas da real qualidade do argentino, ainda quando ele atuava pelo River Plate (ARG).

"Ele é mais ou menos do meu tamanho, mas todo raquítico. De canelinha, o meião dele fica aqui [na meia perna], dessa finura. Se ele entrar no vestiário, vamos rir na cara dele. Falei, esse cara não é jogador. Imagina, se chega na base o treinador manda embora", brincou.

"Craque (...) O moleque é Craque! É um canhotinho, é o articulador do time, ele mexe o campo do lado esquerdo para dentro, um fenômeno", ressaltou Fred naquela ocasião.

Estreia no Brasil

O primeiro jogo de Nacho Fernández no Brasil foi assunto mais comentado nas redes sociais da Argentina na noite de ontem (19). O desempenho do camisa 26 logo em seu primeiro compromisso pelo Galo chamou a atenção.

O "canhotinho das pernas finas", como descreveu Fred ganhou protagonismo pelo gol, uma assistência e um pênalti sofrido na vitória por 3 a 0 em cima do Coimbra, pela quinta rodada do Mineiro.

Acostumado a ter liberdade em campo para atuar, Fernández, se depender do técnico Cuca, terá no Galo esse respaldo. "Eu trato de pedir a bola sempre. O Cuca pede para me soltar, para jogar livre. É o que vou tentar fazer aqui na equipe", comentou Nacho, após estrear com a camisa preto e branca.

Atlético-MG