Topo

São Paulo

Há uma semana no Brasil, Crespo ainda não dirige São Paulo. Por onde anda?

Hernán Crespo, novo técnico do São Paulo, ainda não teve oportunidade de treinar o elenco - Divulgação/SPFC
Hernán Crespo, novo técnico do São Paulo, ainda não teve oportunidade de treinar o elenco Imagem: Divulgação/SPFC

Thiago Fernandes

Do UOL, em São Paulo

24/02/2021 04h00

Uma semana após a sua apresentação como novo treinador do São Paulo, Hernán Crespo ainda não comandou o elenco em uma atividade ou durante uma partida. O argentino e os seus auxiliares estão impedidos de dirigir o time por causa da documentação que autoriza a mudança e o início do trabalho em terras brasileiras.

Nos primeiros dias na capital paulista, o treinador acertou questões burocráticas, mas não ficou totalmente alheio ao que acontece no CT da Barra Funda. O UOL Esporte apurou que a comissão técnica já iniciou a imersão no cotidiano do clube.

Crespo e seus cinco assistentes acompanharam algumas atividades nos últimos dias. Ainda sem interferência direta no trabalho do técnico interino, Marcos Vizolli, o argentino apenas assistiu a alguns exercícios das cadeiras do centro de treinamentos. Ele conta com o auxílio de seus compatriotas para avaliar o que é feito no dia a dia. Eles também acumulam mais e mais minutos de estudo sobre jogos recentes e mais antigos com a base atual do time são-paulino.

Com acesso ao arquivo de partidas do clube na temporada, isto é, também estão estudando jogos com o Tricolor, na boa e na má fase, ainda sob o comando de Fernando Diniz, que foi demitido em 1º de fevereiro depois de queda brusca de rendimento do time sob o seu comando. A intenção é buscar formas de atuar com as peças que terá à disposição e avaliar quais jogadores podem ser utilizados em seu plantel em 2021.

No dia seguinte à derrota contra o Botafogo, por exemplo, o argentino assistiu a alguns vídeos no CT da Barra Funda. Ele faz avaliação criteriosa sobre os jogadores a fim de iniciar o trabalho à frente do plantel. O estrangeiro segue sem data para estrear pelo clube. O mais provável é sua primeira partida ocorra durante o Campeonato Paulista — o Tricolor estreia no Estadual diante do Botafogo-SP, domingo (28), no Morumbi.

Neste período, Crespo também costuma se reunir com membros do departamento de futebol, o que inclui o interino Marcos Vizolli e dirigentes. O diretor Carlos Belmonte Sobrinho, o coordenador Muricy Ramalho e o executivo Rui Costa conversam constantemente com o argentino com o intuito de traçar o planejamento e ações no mercado da bola. O grupo já definiu posições carentes e possíveis nomes para chegar ao Morumbi na janela de transferências.

O grupo tenta antecipar questões de 2021 para a disputa dos torneios que o São Paulo terá em seu calendário: Paulista, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão.

São Paulo