Topo

Zidane tem a conta de Instagram mais valiosa entre os técnicos da Champions

Zinedine Zidane sorri durante partida do Real Madrid no Campeonato Espanhol, em julho de 2020 - David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
Zinedine Zidane sorri durante partida do Real Madrid no Campeonato Espanhol, em julho de 2020 Imagem: David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

13/02/2021 09h44

Zinedine Zidane é dono da conta mais valiosa do Instagram entre os técnicos do mundo inteiro. De acordo com o Coach Reputation Ranking, o treinador do Real Madrid pode chegar a receber até 200 mil euros por uma ação de marketing em seu perfil na rede social.

A análise foi feita pela consulturia "Comunicar Es Ganar", que fez um estudo detalhado sobre o desempenho e alcance das postagens feitas pelos 16 técnicos dos times que irão disputar a fase eliminatória da Champions League. Em segundo lugar ficou Andrea Pirlo, do Juventus, e completando o top 3, está Diego Simeone, do Atlético de Madrid.

A empresa montou o ranking baseando-se em dados como o impacto médio das publicações feitas por cada um dos treinadores, além da taxa de interação em cada post. Além disso, usou também outras variáveis, como estabilidade de posição, menções (de positivas a negativas) nas redes sociais, além de um cálculo usando como base os cinco perfis de profissionais do futebol mais bem pagos por publicação no Instagram: na ordem, Cristiano Ronaldo, Neymar, Messi, Beckham e Ibrahimovic.

Zidane lidera em número de seguidores: 27,8 milhões de pessoas acompanham suas publicações na rede social. Em segundo veio Pirlo, mas com larga distância: 8,4 milhões de seguidores. Já Simeone tem 1,7 milhões. Completando as primeiras posições, estão Pep Guardiola (Manchester City), com 1,2 milhão, Ronald Koeman (Barcelona), com 769 mil e Mauricio Pochettino (PSG), com 297 mil.

O estudo mostra que o tipo de conteúdo que os treinadores compartilham são: fotografias (81%) e, em menor medida, histórias (12%) e vídeos (7%). Direct não executa nenhum.

Segundo o fundador da "Comunicar es Ganar", Yuri Morejón, a fórmula de rentabilização de um "influencer" nas redes sociais passa pela capacidade de "gerar e nutrir uma comunidade ligada, ao longo do tempo, a uma figura pública".

"Com os dados atuais, uma marca comercial pagaria entre cerca de 15 mil euros por uma postagem patrocinada no Instagram por Pochettino e cerca de 200 mil euros por uma de Zidane", explicou Morejón.

De acordo com o Coach Reputation, o tipo de conteúdo que cada treinador publica também é importante para a monetização da conta. No caso de Zidane, eles destacam que "suas postagens, frequentemente com seus compromissos publicitários, projetos pessoais e reuniões familiares, vão além do Real Madrid e das próprias redes sociais".