Topo

Libertadores - 2020

Com oito gols, 'Neymar equatoriano' é artilheiro da Copa Libertadores-2021

Fidel Martinez marcou oito gols pelo Barcelona-EQU e ficou com o posto de artilheiro da Libertadores-2020 - Rodrigo Buendia/AFP
Fidel Martinez marcou oito gols pelo Barcelona-EQU e ficou com o posto de artilheiro da Libertadores-2020 Imagem: Rodrigo Buendia/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

30/01/2021 15h08

A final da Copa Libertadores-2020 foi disputada entre Palmeiras e Santos, no Maracanã. O Alviverde levou a melhor ao triunfar por 1 a 0, gol de Breno Lopes. O histórico feito não mudou um fato: a artilharia da competição. Fidel Martínez, meia equatoriano que defendeu o Barcelona de Guayaquil-EQU e atualmente está no Tijuana, do México, ficou com o posto.

Ele teve uma participação de muito destaque e marcou oito gols em oito jogos. Ele, no entanto, jogou apenas duas partidas na fase de grupo já que foi vendido para o Shangai Shenhua, da China, durante a competição. Curiosamente o meia só balançou as redes na pré-Libertadores.

O Neymar equatoriano, como é conhecido, marcou duas vezes contra o Progresso, do Uruguai, na primeira fase. Na segunda, deixou três nos confrontos contra o Sporting Crystal, do Peru. Por fim, na terceira fase, mais três gols nos dois jogos contra o Cerro Porteño, do Paraguai.

Classificado para a fase de grupos, Martínez encarou Independiente del Valle e Flamengo, mas não deixou sua marca. Após a paralisação do futebol por conta da Covid-19, ele já havia sido negociado com o futebol chinês.

Kaio Jorge, do Santos, e Luiz Adriano e Rony, do Palmeiras, ficaram cinco gols cada. Eles eram os únicos que ameaçavam a liderança de Martínez. No entanto, nenhum deles balançou as redes e a premiação individual ficou mesmo com o equatoriano.