Topo

Corinthians

Corinthians encerra década com ampla vantagem no Majestoso; veja números 

Otero comemora o gol que manteve a supremacia do Corinthians contra o São Paulo em Itaquera - Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians
Otero comemora o gol que manteve a supremacia do Corinthians contra o São Paulo em Itaquera Imagem: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians

Yago Rudá

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 17h45

A vitória do Corinthians no Majestoso de ontem (13) encerrou uma década marcada pela supremacia do Timão no clássico contra o São Paulo. Considerando todos os jogos disputados entre os rivais de 2011 a 2020, o clube do Parque São Jorge registrou vantagem considerável, com 18 vitórias, 14 empates e dez derrotas. O Alvinegro saiu ileso nos cinco mata-matas que disputou e ainda levantou duas taças no confronto direto: Recopa Sul-Americana de 2013 e Paulistão de 2019.

Depois de ficar quatro anos sem vencer o São Paulo, entre março de 2003 e outubro de 2007, o Corinthians retribuiu em grande estilo. Ao longo desta década, o Timão comemorou pelo menos uma vitória diante do Tricolor em todas as temporadas. Nos anos de 2013 e 2017, o clube do Parque São Jorge terminou invicto. Nestes dez anos, o aproveitamento dos pontos disputados foi de 54% para o Alvinegro, contra 35% da equipe do Morumbi.

O Corinthians também foi praticamente absoluto nos confrontos eliminatórios, tendo despachado o São Paulo em quatro edições do Campeonato Paulista (2013, 2017, 2018 e 2019) e também na decisão da Recopa Sul-Americana de 2013. A única vitória tricolor no Majestoso durante este período foi numa competição amistosa, a Florida Cup, de 2017, quando a equipe treinada por Rogério Ceni ficou com o título após empate no tempo normal e triunfo nos pênaltis.

Aliás, embora o São Paulo não tenha se saído tão bem em Majestosos desta década, a equipe conseguiu resultados expressivos, como a goleada, por 4 a 0, no Brasileirão de 2016 e a vitória, por 3 a 1, em dezembro de 2012. Naquela ocasião, o Corinthians despedia-se do país rumo ao Mundial de Clubes, mas saiu derrotado do clássico.

Em contrapartida, o Timão aplicou duas das suas maiores goleadas em cima do rival em toda a história do confronto. Em 2011, no Pacaembu, a equipe do técnico Tite aplicou sonoros 5 a 0, com grande atuação de Liedson e Danilo. Quatro anos mais tarde, em uma outra passagem do comandante pelo Alvinegro, o histórico 6 a 1 no jogo que marcou a entrega da taça do Campeonato Brasileiro de 2015.

No último domingo, o Timão consolidou a permanência de mais um tabu no clássico com o São Paulo: ainda não perdeu em seu estádio para o clube do Morumbi. Ao todo, são 13 partidas em Itaquera, com 10 vitórias da equipe mandante e três empates.

Corinthians