Topo

Atlético-MG

Atlético alcança 100 gols no novo Mineirão e quer aumentar marca contra Flu

Marrony marcou o centésimo gol do Galo como mandante no novo Mineirão - Bruno Cantini/Atlético-MG
Marrony marcou o centésimo gol do Galo como mandante no novo Mineirão Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Guilherme Piu

Do UOL, em Belo Horizonte

14/10/2020 04h00

O forte poderio ofensivo do time comandado por Jorge Sampaoli ajudou o Atlético-MG a atingir uma expressiva marca no novo Mineirão. Desde a reinauguração do estádio, em 2013, o Galo já marcou 100 gols como mandante em um dos maiores palcos do futebol nacional.

O feito foi atingido na vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, na 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, e saiu dos pés do atacante Marrony o centésimo gol alvinegro no novo Gigante da Pampulha.

Demorou sete anos para o Atlético-MG "empilhar" sua primeira centena de gols no novo Mineirão. Desde a reinauguração, o time alvinegro havia optado por atuar mais no Independência, onde, inclusive, foi feito um acordo comercial para que os jogos da equipe fossem no Horto de 2012 até 2022.

Porém, a partir de 2020, o Galo decidiu usar o Gigante da Pampulha como seu terreiro, e o estádio tem sido um forte aliado no Campeonato Brasileiro, mesmo sem o apoio da sua torcida, impedida de frequentar as arquibancadas por causa da pandemia da Covid-19.

Nesta temporada já são 32 gols no Mineirão, um terço praticamente dos 100 anotados no cômputo geral.

Contando apenas o Brasileirão, onde o Galo registra o melhor ataque, 20 dos 29 tentos assinalados pelos atleticanos foram anotados em casa. E é essa força ofensiva que espera o Fluminense, hoje, às 21h30, justamente no Mineirão, pela 16ª rodada da competição.

Com a característica marcante do jogo posicional bem intenso, pressionando o adversário ainda no campo defensivo, Sampaoli ainda queria que o Galo tivesse feito mais do que três gols contra o Goiás. O que aumentaria ainda mais a contagem de bolas na rede do time na Pampulha. E é com esse pensamento que a equipe duelará com o quinto colocado Fluminense.

"Poderia ter sido mais gols. Mas o time, mesmo com a vantagem que conseguiu, seguiu buscando o gol adversário, fez com que o rival ficasse em seu próprio campo, criou chances concretas. Infelizmente, não teve a contundência em relação às oportunidades que tivemos. Temos que seguir melhorando e crescendo", pontuou o argentino, logo após a partida contra os goianos.

Será o 48º jogo do Atlético-MG como mandante no Mineirão. Até aqui, o Galo soma 33 vitórias, cinco empates e nove derrotas, com aproveitamento de 74%. Foram 100 gols anotados e 47 sofridos.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-MG x FLUMINENSE
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro 2020
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 14 de outubro de 2020 (quarta-feira)
Horário: às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga (Mariano), Igor Rabello, Réver e Guilherme Arana; Jair, Hyoran e Nathan; Keno, Eduardo Sasha e Marrony (Sávio). Técnico: Jorge Sampaoli

FLUMINENSE: Muriel; Igor Julião, Nino, Digão e Egídio; Hudson, Yago e Dodi; Luiz Henrique, Fernando Pacheco e Felippe Cardoso. Técnico: Odair Hellmann

Atlético-MG