Topo

Palmeiras

"Errei demitindo o Luxemburgo em 2009", afirma ex-presidente do Palmeiras

Luiz Gonzaga Belluzzo foi presidente do Palmeiras no biênio 2009/10 - Reprodução/UOL
Luiz Gonzaga Belluzzo foi presidente do Palmeiras no biênio 2009/10 Imagem: Reprodução/UOL

Flavio Latif

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/08/2020 04h00

Ex-presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo afirmou em entrevista exclusiva ao UOL Esporte que se arrepende de ter demitido o técnico Vanderlei Luxemburgo em junho de 2009, em sua quarta passagem como treinador no clube.

Naquela época, a diretoria alegou que o treinador havia "quebrado uma hierarquia" ao dizer que o atacante Keirrisson não jogaria mais no time sob o seu comando — o atleta estava negociando sua saída para o Barcelona.

"Errei ao demitir o Luxemburgo em 2009, me arrependo disso. Naquela época, o Palmeiras estava em uma situação difícil financeiramente e eu estava completamente voltado para implementar o contrato que tinha sido assinado com a WTorre, em 2008, quando eu era diretor de planejamento. Cometi muitos erros, não tenho nenhum problema em reconhecer, sou humano", afirmou Belluzzo.

"O que foi importante no meu período do Palmeiras é que encaminhei duas coisas que foram importantes: a Parmalat que tirou o Palmeiras de uma fila enorme e a construção do Allianz Parque, tive participação como um palmeirense muito dedicado, ao lado de muitas outras pessoas", acrescentou.

Em 2009, o Palmeiras tinha o aporte financeiro do Traffic e era apontado como um dos favoritos para conquistar as competições que disputaria naquela temporada: o Campeonato Paulista, o Brasileirão e a Libertadores.

No Paulistão, acabou sendo eliminado pelo Santos em pleno Parque Antártica, na partida que ficou marcada pela confusão entre o meia Diego Souza e o zagueiro Domingos. Na competição continental, o Alviverde caiu nas quartas de final, diante do Nacional-URU, após dois empates — o time uruguaio conquistou a vaga pelo gol qualificado fora de casa.

Já no Brasileiro, o Verdão foi líder por boa parte da competição e teve uma boa arrancada quando Jorginho assumiu interinamente como técnico após a demissão de Luxemburgo. Mesmo após uma sequência invicta, a diretoria do Palmeiras optou por contratar Muricy Ramalho, que vinha de um tricampeonato brasileiro pelo São Paulo, e Belluzo explicou o porquê da mudança.

"O Jorginho é uma figura incrível, muito legal, e um dia ele me disse: 'Presidente, por favor, traga o Muricy. Se eu perder esse campeonato, vou ser surrado.' Ele veio almoçar comigo muitas vezes. Quem garante que se o Jorginho ficasse não ia acontecer aquilo. Ali, o Palmeiras perdeu jogadores-chaves: o Cleiton Xavier, o Maurício, o Pierre [todos lesionados]. O time não tinha um elenco para substituir esses jogadores. Eu acho que cometi o erro de dispensar o Luxemburgo por uma razão administrativa. Então, é isso que eu acho, não vou me exonerar dos meus erros, foi uma decepção", revelou.

Atualmente, Belluzzo é conselheiro do Palmeiras e se declara ao clube: "O amor que eu sinto pelo Palmeiras é diferente. Não sou eu que acompanho o Palmeiras, o Palmeiras que me acompanha", concluiu.

Palmeiras