Topo

Reprise de final da Copa de 1994 terá participação de Taffarel na Globo

Taffarel comemora o pênalti perdido por Roberto Baggio na final da Copa do Mundo de 1994 - Shaun Botterill/Allsport/Getty Images
Taffarel comemora o pênalti perdido por Roberto Baggio na final da Copa do Mundo de 1994 Imagem: Shaun Botterill/Allsport/Getty Images

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

22/04/2020 13h56

No próximo domingo (26), os torcedores brasileiros poderão se emocionar novamente (ou pela primeira vez) com a conquista do tetracampeonato da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994. A Globo exibirá o duelo histórico entre Brasil e Itália e contará com uma participação para lá de especial na transmissão: o ex-goleiro Taffarel, herói durante a caminhada da equipe na competição realizada nos Estados Unidos.

Taffarel foi protagonista do duelo decisivo. Após um empate sem gols no tempo regulamentar e na prorrogação, o Brasil superou a Itália nos pênaltis com atuação de gala do ex-goleiro, que defendeu a cobrança do atacante italiano Massaro. O gaúcho participará da transmissão da reprise no domingo com um depoimento por vídeo e relembrará outros momentos importantes da partida épica.

A emissora carioca exibirá Brasil x Itália no mesmo molde das reprises do pentacampeonato, no domingo de Páscoa, e da Copa das Confederações, último fim de semana: com pré e pós jogo com convidados comentando sobre a partida e a narração original de Galvão Bueno, na íntegra.

Na final da Copa do Mundo de 1994, a atuação do narrador número 1 da TV Globo se tornou um dos símbolos da conquista da seleção brasileira por causa da clássica comemoração: "É tetra". Apesar de contar com a locução original de Galvão, o responsável por comandar a atração de domingo será Luis Roberto, que terá Roger Flores como comentarista.

Além de Taffarel, o programa terá outras participações especiais como Raí, que comentará a estreia do Brasil no Mundial contra a Rússia, em que ele marcou gol e foi eleito o melhor em campo pela Fifa. Figura importante na conquista do tetracampeonato, Bebeto conversará ao vivo com a equipe da Globo.

O tetracampeonato da seleção brasileira foi conquistado após 24 anos de jejum em Copas. Naquele ano, o protagonismo foi de Romário e o Brasil venceu a Copa do Mundo mesmo sendo massivamente criticado por parte dos torcedores e da imprensa, que não gostavam do estilo rústico e pouco talentoso do time.