Topo

Copa São Paulo - 2020

Assessor do Ituano é acusado de espionar treino em SP e causa confusão

Acaz Fellegger mostra as imagens do celular para os dirigentes do Taboão da Serra; assessor diz que foi mal-entendido - Divulgação/CATS
Acaz Fellegger mostra as imagens do celular para os dirigentes do Taboão da Serra; assessor diz que foi mal-entendido Imagem: Divulgação/CATS

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

08/01/2020 19h49

O clima esquentou no estádio Hermínio Espósito, em Embu das Artes, região metropolitana de São Paulo. O assessor de imprensa Acaz Fellegger, que trabalha para o Ituano e paralelamente representa nomes importantes como Luiz Felipe Scolari, Hulk e Daniel Alves, foi acusado pelo Clube Atlético Taboão da Serra (CATS) de espionagem durante o treino da equipe sub-20 ocorrido hoje (08), visando a preparação para o duelo contra o CRB, pela última rodada do Grupo 16 da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O jornalista, por outro lado, nega a infração.

A acusação do CATS tem como base a relação de Acaz Fellegger com o Ituano, que pode encarar o Taboão já na próxima fase da Copinha. O profissional esteve no treino, tirou fotos e filmou o gramado antes de ser flagrado por funcionários do clube, que se irritou e produziu até nota oficial acusando o assessor de Felipão de espionagem.

"Ele [Acaz] foi deselegante e antiético. De alguma forma, ele entrou no estádio e ficou filmando o treino todo em um cantinho; era um treino de jogadas ensaiadas. Quando foi descoberto, disse que fazia fotos do estádio para saber do tamanho e de como era a grama, porque o 'Ituano vai ser o segundo colocado e pegar o CATS' em Embu das Artes", declarou Anderson Nóbrega, presidente do time, ao UOL Esporte.

"Pegamos a filmagem dele e o celular tinha foto e vídeos das faltas, do treino. Aí pedimos para apagar, e ele apagou. Foi uma atitude errada, isso não se ganha jogo. Foi infeliz, é uma coisa que acontecia até os anos 1990. Imaginem se mando funcionário no estádio do Ituano? Eles iam permitir? O Acaz tem toda essa história e foi muito infeliz; ou está achando que está acima de tudo e pode pisar nos pequenos", reclamou.

Acaz CATS corrida arquibancada - Divulgação/CATS - Divulgação/CATS
Presidente acusa o assessor de espionar para o Ituano, que pode encarar o CATS na próxima fase da Copinha
Imagem: Divulgação/CATS

Acaz nega: "conhecer a estrutura"

Procurado pela reportagem, Acaz Fellegger sustentou a versão de que estava no local com o simples objetivo de conhecer a estrutura. Caso o Ituano seja o segundo colocado do grupo e o CATS fique em primeiro, os dois times se enfrentam em Embu das Artes no primeiro mata-mata da Copinha.

"Não minto, falo a verdade. Não agi de má fé. Toda vez que o Ituano joga um torneio e vai a um estádio que não conhece, tenho o hábito de visita-lo um dia antes. O time pode jogar em Embu das Artes e cheguei lá para conhecer a estrutura e fotografar, ainda fiz um vídeo do gramado. Se fosse em Taboão, nem iria, já conhecemos", disse.

Acaz post - Reprodução - Reprodução
Publicação do CATS que acusa Acaz de espionagem no treino do time
Imagem: Reprodução

"Quando cheguei lá, o portão estava aberto. Não era fechado, estava tudo aberto, lá funciona a secretaria de esportes do município. Tinha um time treinando e nem reparei que era o Taboão. Filmei o estádio, o gramado e bati as fotos, aí estava indo na direção do vestiário e veio o presidente, o diretor e mais duas pessoas me cercando, dizendo que eu era espião. 'Ei, Acaz, está espionando?'", rebateu.

Acaz negou qualquer espionagem ao treino do CATS e classificou o ocorrido como um 'mal entendido'. "Não admito que falem que eu estava mentindo. Apaguei porque pediram, sem problemas. Eu nem sabia que o Taboão estava treinando. Foi um mal-entendido", acrescenta.

Confrontado pela reportagem após Acaz dar sua versão, o presidente do Taboão, entretanto, ratificou a acusação do clube. Em novo contato com o UOL, reclamou da postura de Acaz Fellegger e tratou o episódio como "lamentável".

"Ele apagou os vídeos e fotos da galeria e do iCloud [dispositivo de armazenamento da Apple], que o celular dele é iPhone. Quem bate foto, não filma jogada ensaiada. Quem quer filmar o estádio não entra sem autorização e filma o escanteio que o técnico faz", acusou o presidente, que é uma das pessoas a conversar com Acaz nas imagens disponibilizadas pelo CATS.

"Postamos nas redes sociais para apagar essa palhaçada no futebol. Hoje é moderno e ninguém precisa entrar no estádio escondido para filmar o treino dos outros. Se o Acaz tem fama e trabalha com o Felipão, acho que isso é mais lamentável ainda. Ele achou que estava trabalhando nos anos 1980?", encerrou o dirigente.

Confira a nota publicada pelo CATS em suas redes sociais:

"PRÁTICA LAMENTÁVEL
O Ituano (possível adversário do CATS na próxima fase), enviou para o treino de hoje do CATS um espião.Os seguranças desconfiaram do senhor estar ali sem fazer parte do elenco,comissão, principalmente por não possuir autorização ou credencial, aparentemente buscando não ser visto e quando questionado sobre a finalidade do mesmo estar ali, ele começou a correr tentando uma fuga que acabou sendo mau sucedida!O espião de nome Acaz, acabou assumindo pertencer a equipe do Ituano e mostrou todos os vídeos que já havia feito com seu celular, onde, filmou algumas jogadas ensaiadas até ser descoberto, onde, o mesmo apagou tudo que havia filmado!
OCATS preza pelo futebol limpo, disputado e jogado dentro de campo, existem diversos meios de estudar o adversário, principalmente nos dias atuais, sem a necessidade de INVADIR um treino fechado!
Todos podem acompanhar o CATS treinando, desde que, realizem um contato e tenham uma prévia autorização do Presidente e Comissão!"