Topo

Futebol


IFAB avalia possibilidade de árbitros explicarem decisões do VAR a torcida

Árbitro Kevin Friend faz consulta ao VAR durante jogo entre Burnley e West Ham - Phil Noble/Reuters
Árbitro Kevin Friend faz consulta ao VAR durante jogo entre Burnley e West Ham Imagem: Phil Noble/Reuters

Do UOL, em São Paulo

03/12/2019 11h04

A reunião anual da IFAB, órgão que define as regras do futebol, acontece em Belfast (Irlanda do Norte) nesta semana — e os oficiais da organização estão discutindo uma mudança chave na forma como o árbitro de vídeo (VAR) é usado no jogo.

De acordo com a SkySports, uma proposta apresentada permitiria que árbitros se comunicassem diretamente com torcedores em estádios, justificando "brevemente" as decisões tomadas com assistência do VAR.

Os diálogos entre árbitros no campo e outros membros da equipe de arbitragem continuariam privativos, mas o juiz principal da partida faria um comunicado geral ao estádio após a sua decisão final.

Outros temas

Outro assunto na reunião da IFAB tem a ver com a gerência de jogadores durante as partidas, incluindo avaliações de concussão após choques mais violentos dentro de campo.

Uma possibilidade seria incluir substituições temporárias, em que jogadores poderiam entrar em campo no lugar de outros só enquanto eles estão sendo avaliados pela equipe médica.

"Nós precisamos trabalhar dentro das regras do jogo para minimizar os efeitos de uma possível concussão. Estamos no começo dessas conversas, então não esperaria nada dramático por enquanto", comentou Patrick Nelson, um dos diretores da IFAB.

Futebol