Topo

Libertadores - 2019

Conmebol divulga vídeo de atuação do VAR em expulsão de Gabigol na final

Do UOL, em São Paulo

26/11/2019 13h12

Resumo da notícia

  • Conmebol divulgou áudio e vídeo da busca pela comprovação do gesto obsceno
  • Público geral não entendeu de primeira a razão da expulsão de Gabigol em Lima
  • Operadores de vídeo buscaram imagens por quase um minuto após decisão
  • Gabigol foi expulso pouco depois de marcar dois gols contra o River Plate

A Conmebol tornou públicos áudio e vídeo da cabine da arbitragem de vídeo nos minutos finais da partida entre Flamengo e River Plate, sábado (23), pela final da Copa Libertadores. Após marcar os dois gols que garantiram a virada flamenguista para 2 a 1 no estádio Monumental de Lima, no Peru, Gabigol acaba expulso pelo árbitro chileno Roberto Tobar. O camisa 9 deixou o campo revoltado e o público não soube de primeira a razão da punição.

Na madrugada de sábado para domingo, o UOL Esporte revelou com exclusividade o motivo: Gabigol fez gestos obscenos para o banco e para a torcida do River Plate durante uma confusão entre Bruno Henrique e Ezequiel Palacios. No dia seguinte, a ESPN da Argentina divulgou imagens que flagraram o momento em que o jogador segura e sacode os órgãos genitais. Agora, a verificação do VAR comprova o que fez Tobar expulsar o brasileiro —antes disso, Gabigol tinha recebido cartão amarelo por tirar a camisa na comemoração do segundo gol.

As imagens divulgadas pela Conmebol começam com o momento da expulsão de Palacios: o Flamengo segurava a vitória no campo de ataque e Bruno Henrique é atingido pelo jogador do River, que é expulso. Segue uma confusão. Na cabine do VAR, os operadores buscam o melhor ângulo para comprovar a decisão do campo de Tobar.

Logo depois, um dos árbitros de vídeo diz "Gabriel Barbosa, vermelho" e pergunta o motivo da expulsão. Um auxiliar conta: "Fez um gesto, fez um gesto obsceno, agarrou sua genitália". Os operadores, novamente, buscam imagens para verificar a explicação. Quase um minuto depois a imagem é encontrada: "Confirmamos, vamos, seguimos".