Topo

Fla não acabou com Brasileirão: o que ainda está em jogo nas rodadas finais

Em duelo direto por Libertadores, São Paulo e Internacional vão se enfrentar na 37ª rodada Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

Do UOL, em São Paulo

26/11/2019 04h00

Resumo da notícia

  • Flamengo já é campeão antecipado, mas Brasileirão tem outras disputas
  • Libertadores já tem quatro times garantidos e quatro vagas em aberto
  • Seis vagas da Sul-Americana ainda estão sem dono no Brasileirão
  • Na briga contra o rebaixamento, o Avaí já caiu; restam três "vagas" na Série B

O Flamengo já garantiu o título do Campeonato Brasileiro com quatro rodadas de antecedência, mas isso não quer dizer que a emoção do torneio já tenha acabado. A reta final, com mais quatro rodadas por jogar, ainda trará muitos duelos importantes para definição de vagas na Libertadores e na Copa Sul-Americana e na briga para escapar do rebaixamento.

Poucos times já têm o futuro definido na competição: além do Flamengo, só Athletico-PR, Santos, Palmeiras (classificados para a fase de grupos da Libertadores) e Avaí (rebaixado) já têm certeza de como o ano vai acabar e o que os aguarda em 2020. Todos os outros ainda possuem alguma coisa para disputar nas quatro últimas rodadas. Confira a seguir os cenários de cada parte da tabela e quais são os jogos-chave em cada situação.

Libertadores

Em disputa: 2 vagas diretas e 2 na pré-Libertadores

Quatro times já estão definidos na fase de grupos da Libertadores 2020: o Flamengo, campeão brasileiro; o Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil; e Santos e Palmeiras, que garantiram matematicamente seus lugares. Restam duas vagas diretas, e uma delas está bem perto de ficar com o Grêmio. O Tricolor gaúcho é o quarto colocado, com 59 pontos, e precisa de só mais cinco para não depender de nenhum outro resultado.

As equipes que estão fortes na briga pela outra vaga direta na Libertadores são o São Paulo (54 pontos), o Internacional (51) e o Corinthians (50). Mais atrás, mas ainda com chances de entrar direto na fase de grupos, aparecem Goiás (46), Bahia (44), Vasco (44) e Fortaleza (43).

Além de todas essas equipes, dois times ainda possuem chances mínimas de ficar com uma das duas vagas à pré-Libertadores: Atlético-MG (41 pontos) e Botafogo (39). Vale lembrar que, com o Flamengo campeão e o Athletico-PR se mantendo nas sete primeiras colocações, até o oitavo colocado se classifica à fase preliminar da competição continental.

Jogos-chave: Grêmio x São Paulo (36ª rodada), São Paulo x Internacional (37ª rodada)

Sul-Americana

Em disputa: 6 vagas

Todas as equipes que ainda brigam por Libertadores podem acabar tendo que se contentar com o segundo torneio da Conmebol em importância. Caso o G-8 se confirme (com o Athletico entre os sete primeiros), as vagas na Copa Sul-Americana ficarão com os seis times que terminarem entre a 9ª e a 14ª colocações.

Além dos times mencionados acima, outros quatro ainda possuem chances de Sul-Americana: o Fluminense (38), o Ceará (37 pontos), o Cruzeiro (36) e até o CSA (29), apesar de o cenário ser extremamente difícil.

Jogos-chave: Bahia x Atlético-MG (35ª rodada), Goiás x Fortaleza (36ª rodada), Atlético-MG x Botafogo (37ª rodada)

Rebaixamento

Em disputa: 3 times que ainda vão cair

O lanterna Avaí é o único time já rebaixado, e nada menos que 11 clubes lutam para não completar as outras três "vagas" do Z-4. Ainda correm risco matemático de cair: Chapecoense (28 pontos), CSA (29), Cruzeiro (36), Fluminense (38), Ceará (37), Botafogo (39), Atlético-MG (41), Fortaleza (43), Vasco (44), Bahia (44) e Goiás (46).

Chape e CSA têm as situações mais complicadas, enquanto Fortaleza, Vasco, Bahia e Goiás já estão quase salvos. Os demais times precisam ficar mais atentos na reta final para não jogarem a Série B em 2020.

Jogos-chave: Cruzeiro x CSA (35ª rodada), Chapecoense x CSA (37ª rodada), Botafogo x Ceará (38ª rodada)

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla não acabou com Brasileirão: o que ainda está em jogo nas rodadas finais - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Brasileirão - 2019