Topo

Brasileirão - 2019

Botafogo vence Avaí, respira contra o rebaixamento e coloca Flu na degola

Do UOL, no Rio de Janeiro

11/11/2019 21h53

O Botafogo jogou muito mal e foi vaiado pela própria torcida. Mesmo assim, jogou o suficiente para vencer o lanterna Avaí por 2 a 0, nesta segunda-feira, no Nilton Santos. Ricardo, contra, marcou o primeiro gol da partida e Diego Souza, de pênalti, decretou a vitória.

O resultado é fundamental para o Botafogo, que chega aos 36 pontos e pula para a 14ª posição no Campeonato Brasileiro. O Alvinegro volta a campo no domingo, quando visitará o Athletico-PR, na Arena da Baixada

O Avaí, por sua vez, caminha a passos largos para a Série B. O time segue na lanterna com apenas 17 pontos e volta a campo na próxima segunda contra o Cruzeiro, no Mineirão.

Botafogo inicia jogo com muitos erros

Pressionado após entrar em campo pela primeira vez na zona de rebaixamento, o Botafogo iniciou a partida com muitos erros. Visivelmente nervoso, o time tentou impor seu ritmo, mas não conseguia trocar muitos passes seguidos. A paciência da torcida já estava reduzida e alguns chiados puderam ser ouvidos logo nos primeiros minutos.

Botafogo abre placar com gol contra

Mal em campo, o Botafogo abriu o placar sem construir uma boa jogada sequer. Aos 12min, Cícero fez lançamento buscando Igor Cássio. Ricardo se antecipou ao atacante e fez o corte, mas a bola foi na direção do gol, encobriu Vladimir e morreu no fundo das redes: 1 a 0.

Avaí pressiona

Imediatamente, o Botafogo passou a recuar sua linha de marcação para dar campo ao Avaí. O objetivo era encaixar um contra-ataque e matar o duelo. O problema é que os visitantes gostaram do jogo e passaram a levar perigo aos donos da casa.

Botafogo joga por contra-ataque

A chance que o Botafogo tanto queria veio aos 31min com Igor Cássio. O Avaí errou na saída de bola e Rhuan deu belo passe para o centroavante, que ganhou no corpo da defesa e, livre, finalizou para grande defesa de Vladimir.

Botafogo segue perdendo gol

A partir da metade do primeiro tempo, o Botafogo passou a colecionar chances perdidas em contra-ataques. Alex Santana participou das duas jogadas mais claras, mas nem o melhor finalizador do time foi capaz de colocar a bola na rede. O Alvinegro não matava o confronto e via o adversário levar perigo apesar da fragilidade.

Avaí quase marca após volta do intervalo

Após o intervalo, o Avaí voltou a campo com uma nova postura. O time partiu para cima logo no primeiro lance do segundo tempo e quase marcou com Caio Paulista. Ele fez boa jogada pela direita e finalizou duas vezes para defesa de Gatito Fernández.

Mal, Botafogo complica jogo

O Avaí era senhor absoluto na partida, mas não conseguia criar chances reais de gol. O Botafogo, por outro lado, era pressionado, mas quando chegava ao ataque se aproximava do segundo gol. A torcida não gostava nada do que via e cobrava o time por uma melhor atuação.

De pênalti, Diego Souza garante vitória

O jogo estava perigoso, mas Diego Souza tratou de resolver o problema. O camisa 7 deu passe para Lucas Campos, que foi derrubado dentro da área. O centroavante foi para a cobrança e decretou a vitória do Alvinegro, agora fora da zona de rebaixamento do Brasileirão.

BOTAFOGO 2 X 0 AVAÍ

Data e hora: 11/11/2019, às 20h (horário de Brasília)
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Jr (DF)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelo: Gabriel, Yuri, Diego Souza e Lucas Campos (BOT) Luanderson e Caio Paulista (AVA)
Cartão vermelho: João Paulo (AVA)
Gols: Ricardo (contra), aos 12min do primeiro tempo; Diego Souza, aos 42min do segundo tempo

Botafogo
Gatito; Rickson, Carli, Gabriel e Yuri; João Paulo, Cícero (Jean); Alex Santana (Diego Souza), Leo Valência e Rhuan (Lucas Campos); Igor Cássio. Técnico: Alberto Valentim

Avaí
Vladimir; Betão (Wesley), Kunde, Ricardo (Gabriel Lima) e Igor Fernandes; Luanderson, Pedro Castro e João Paulo; Caio Paulista, Vinícius Araújo e Jonathan. Técnico: Evando Camilatto