Topo

Clubes ingleses discutem incluir 'desafio' de técnicos para revisão no VAR

Firmino, Salah e Mané comemoram gol do Liverpool contra o Salzburg - Action Images via Reuters/Jason Cairnduff
Firmino, Salah e Mané comemoram gol do Liverpool contra o Salzburg Imagem: Action Images via Reuters/Jason Cairnduff

Do UOL, em São Paulo

05/11/2019 08h01

Clubes da Premier League planejam se reunir na semana que vem para decidir se os treinadores devem ter o direito de recorrer das decisões da arbitragem durante um jogo. O encontro, que deve reunir 20 clubes, é motivado por recentes decisões polêmicas envolvendo o VAR no Campeonato Inglês.

Os times vão debater se seria válido permitir aos técnicos um número definido de "desafios", ou seja, apelações contra decisões consideradas erradas ou controversas, a exemplo do que já acontece em esportes como o críquete e o tênis.

Segundo o jornal The Telegraph, a Premier League prepara uma resposta negativa à proposta dos clubes por acreditar que tal medida levaria a "um desperdício de tempo".

Um dos diretores da Premier League declarou ao jornal que apoiaria um plano para que cada gerente recebesse três apelações por jogo caso acreditasse que seu clube foi vítima de uma decisão controversa. Mas ainda assim, seria necessário estabelecer regras para que isso ocorresse.

A publicação diz que os clubes já fizeram reclamações formais à Premier League e a maioria é a favor de melhorar o VAR ao invés de eliminá-lo.

Entre as polêmicas recentes do VAR no Campeonato Inglês estão o gol anulado de Roberto Firmino na partida do Liverpool contra o Aston Villa e o pênalti não marcado a favor do Everton contra o Tottenham, após o toque de mão na bola de Dele Alli na grande área, ambos os lances ocorridos na rodada do último final de semana.