Topo

Podcast

Posse de Bola

Programa semanal de futebol com Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira, Arnaldo Ribeiro e Eduardo Tironi


OPINIÃO

Posse de Bola #4: Arnaldo: "O que chama atenção é a devoção do Flamengo"

Do UOL

Em São Paulo

21/10/2019 12h31

No podcast Posse de Bola desta semana, Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi, Juca Kfouri, Mauro Cezar Pereira e o convidado Bernardo Ramos analisam a rodada do Campeonato Brasileiro e os motivos que levam o Flamengo a destoar dos outros times, que não conseguem atuações do mesmo nível e a regularidade do líder.

Mesmo com o Flamengo tendo o Grêmio pela semifinal da Libertadores na quarta-feira, os jornalistas acreditam que nem mesmo uma eliminação do rubro-negro possa atrapalhar a campanha no Brasileirão após a vantagem de 10 pontos aberta para Palmeiras, que é o segundo colocado.

"O Flamengo pode abdicar de três rodadas. Para todo mundo faltam 11 e para o Flamengo faltam 8, sendo que para o Palmeiras não basta empatar em número de pontos que o Flamengo. Não basta ficar com os mesmos 10 pontos, o Flamengo tem cinco vitórias a mais. Eu acho que vai ser chato pra burro se for eliminado pelo Grêmio e essa possibilidade é realíssima, mas que isso vá abalar o Flamengo eu não acredito", afirma Juca Kfouri.

Mauro Cezar Pereira, que participou diretamente de Manchester, na Inglaterra, apontou na mesma linha e lembrou que o jogo seguinte do Flamengo ao duelo com o Grêmio pela semifinal será contra o CSA, no Maracanã.

"Caso perca para o Grêmio, vai ter uma 'ressaquinha', mas vai remar de novo e só vai perder o campeonato se fizer tudo errado e tiver um desempenho sofrível desde então, entrando em crise, problema de relacionamento entre os jogadores", analisa.

Arnaldo Ribeiro destaca como Jorge Jesus conseguiu fazer do Flamengo um time com muita entrega e extrair o máximo no nível técnico de seus jogadores. E a dificuldade que os técnicos brasileiros têm para aplicar o mesmo tipo de trabalho.

"O toque do Jesus no tipo de jogo do time é a coisa do meio de campo que o treinador brasileiro tem muita dificuldade. No meio de campo não pode ter cabeça de bagre. Quando ele coloca Arão, que sempre foi bom jogador, em um lugar mais apropriado com o Gerson juntos, aquilo dá uma fluidez ao meio de campo que nenhum outro time do país tem, é um toque artístico. Mas o que mais me chama a atenção é a devoção do time do Flamengo em todas as partidas", afirma Arnaldo.

A edição desta semana também analisa os motivos que fazem com que o trio formado por Palmeiras, São Paulo e Corinthians tenha dificuldades para engrenar e apresentar um futebol mais vistoso, inclusive com os jornalistas comparando os elencos do Palmeiras com o são-paulino.

E ainda tem uma avaliação do trabalho dos treinadores mais experientes como Vanderlei Luxemburgo, no Vasco, e Abel Braga, no Cruzeiro, que conseguiram uma sequência positiva nas últimas rodadas.

Posse de Bola: quando e onde ouvir

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). O Posse de Bola está disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts e no Google Podcasts . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.