PUBLICIDADE
Topo

Corinthians

Lateral do Corinthians treina com bola especial antes de ser titular

Carlos Augusto, lateral do Corinthians, e o preparador físico Fabrício Pimenta em treino no CT Joaquim Grava - Gabriel Carneiro/UOL Esporte
Carlos Augusto, lateral do Corinthians, e o preparador físico Fabrício Pimenta em treino no CT Joaquim Grava Imagem: Gabriel Carneiro/UOL Esporte

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

15/08/2019 12h38

O lateral-esquerdo Carlos Augusto treinou hoje como titular do Corinthians e começa jogando no sábado, às 17h, contra o Botafogo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ele substitui Danilo Avelar, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No CT Joaquim Grava, o garoto participou de um treino tático comandado pelo técnico Fábio Carille com a linha defensiva (que será formada por Fagner, Gil e Manoel) e depois foi separado para uma atividade à parte.

Ao lado do preparador físico Fabrício Pimenta, Carlos Augusto fez trabalhos com três bolas, sendo que uma delas é chamada de "bola medicinal". Trata-se de um acessório comum em academias e na vida fitness na cor preta e que tem diferentes pesos. A que foi usada no treino do lateral tinha 4 kg, mais de oito vezes o peso da bola de jogo.

A atividade era de arremessos laterais: o profissional da comissão técnica mostrava onde queria a cobrança e o jogador tinha que executar, ora com a bola normal, ora com a bola mais pesada. A ideia, além de direcionar o arremesso, é tonificar os braços do jogador e melhorar as cobranças de longa distância. Carlos Augusto, aliás, faz trabalhos do tipo desde a base, com o preparador Anselmo Sbragia. Ele evoluiu de 2 kg para 4 kg no período de apenas um ano e meio.

Os arremessos laterais longos na área são uma arma importante dos times, pois não pode ser marcado impedimento do jogador que recebe a bola diretamente de uma cobrança, nem pode haver interceptação do adversário. Isso, então, permite que a equipe se posicione mais ofensivamente e tenha uma boa chance em jogada de bola parada. É estratégico.

Treino tático e rachão - Fábio Carille dividiu o treino de hoje em ataque e defesa. Enquanto os jogadores de frente fizeram trabalhos de finalização, os titulares e reservas da linha defensiva trabalharam à parte, taticamente. A linha reserva foi formada por Michel, Bruno Méndez, João Victor e Lucas Piton. O goleiro Walter está recuperado de lombalgia e jogará contra o Botafogo no sábado. Há chances, também, de o volante Ralf ser relacionado, pois treinou sem restrições recuperado de uma lesão muscular na coxa direita.

Depois dos trabalhos específicos houve um rachão de cerca de 20 minutos de duração para descontrair o elenco.O Corinthians treina amanhã de manhã no CT Joaquim Grava, mas o trabalho será fechado à imprensa.

Corinthians