Topo

Grêmio chega em nova decisão no ano fortalecido e sem perder desde junho

Jhony Pinto/AGIF
Imagem: Jhony Pinto/AGIF

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/07/2019 04h00

O Grêmio chega a nova decisão na temporada, contra o Libertad-PAR pela Libertadores, em um momento de crescimento. O empate do time reserva com o CSA, pelo Campeonato Brasileiro, serviu para manter a invencibilidade do clube depois da Copa América. A última derrota, aliás, ocorreu no início de junho.

A segunda partida pelas oitavas de final da Libertadores acontece quinta-feira, em Assunção. Com a vitória de 2 a 0 diante do Libertad, em Porto Alegre, o Grêmio pode até perder por diferença mínima que segue no torneio. O histórico recente indica que a vaga é bem provável.

A última derrota do Grêmio foi no em 1º de junho, para o Bahia, pelo Brasileirão. Depois daquele 1 a 0, foram oito partidas com cinco vitórias e três empates.

O Grêmio, mesmo com algumas ressalvas ao desempenho coletivo, vê o time fortalecido pela sequência de bons resultados. Também por ter o elenco quase completo à disposição - Marcelo Oliveira e Michel ainda não estão liberados pelos médicos.

"O Grêmio melhorou, mas precisa melhorar ainda mais (...) Nos recuperamos. Nos classificamos na Copa do Brasil, na Libertadores. Aos trancos e barrancos, conseguimos. A gente sempre precisa melhor. A gente treina, mas é aquilo: não é nada fácil disputar três competições em três semanas", disse Renato Gaúcho depois do Gre-Nal 421.

Pode parecer pouco, estar a oito jogos sem perder, mas na comparação com as semanas que antecederam a Copa América significa muito. O Grêmio chegou às vésperas do recesso com enormes problemas físicos, diversos desfalques e rendimento ladeira abaixo. Vale lembrar, também, que a classificação no Grupo H da Libertadores chegou a preocupar pelas duas derrotas na arrancada da campanha. A vaga nas oitavas veio e o futebol voltou a fluir.

Libertad-PAR e Grêmio se enfrentam às 21h30 (horário de Brasília), na quinta-feira.

Confira sequência de jogos do Grêmio
Bahia 1 x 0 Grêmio (01/06) - Campeonato Brasileiro
Grêmio 1 x 0 Fortaleza (08/06) - Campeonato Brasileiro
Botafogo 0 x 1 Grêmio (12/06) - Campeonato Brasileiro
Grêmio 1 x 1 Bahia (10/07) - Copa do Brasil
Grêmio 2 x 1 Vasco (13/07) - Campeonato Brasileiro
Bahia 0 x 1 Grêmio (17/07) - Copa do Brasil
Internacional 1 x 1 Grêmio (20/07) - Campeonato Brasileiro
Grêmio 2 x 0 Libertad-PAR (25/07) - Libertadores
CSA 0 x 0 Grêmio (29/07) - Campeonato Brasileiro