Topo

Brasileirão - 2019

Após alerta de Felipão, Palmeiras pega Athletico sem pensar em "mistão"

Palmeiras de Felipão está invicto há 30 jogos pelo Campeonato Brasileiro - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Palmeiras de Felipão está invicto há 30 jogos pelo Campeonato Brasileiro Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Leandro Miranda

Do UOL, em São Paulo

08/06/2019 04h00

O grande momento do Palmeiras, que lidera o Campeonato Brasileiro mesmo com três pontos retirados pela CBF e está invicto há 30 rodadas, tem ligado o sinal de alerta do técnico Luiz Felipe Scolari para evitar qualquer tipo de acomodação ou relaxamento na equipe. O jogo de hoje contra o Athletico-PR, às 16h30, no Allianz Parque, é mais um teste para que o Verdão mostre que, apesar dos recordes e números positivos, não deixará o ritmo cair.

Durante a semana, Felipão reuniu o elenco para uma conversa reservada no campo da Academia de Futebol. O atacante Dudu confirmou que o teor do papo foi de alerta para que o time mantenha o foco no Athletico e continue trabalhando da mesma forma. Nem mesmo o fato de o time paranaense provavelmente escalar um time misto faz o Palmeiras baixar a guarda.

"Time misto, mas é o Athletico. A gente viu o jogo que eles fizeram com time misto contra o Flamengo (derrota por 3 a 2). É um time muito competitivo, que vem fazendo um bom trabalho e com um grande treinador", disse Dudu, elogiando o técnico rival Tiago Nunes.

Se do lado rubro-negro alguns atletas importantes devem ser poupados, como Lucho González e Marco Rubén, o Palmeiras irá com o que tem de melhor. Após uma semana cheia para trabalhar, Felipão tem apenas uma dúvida por problemas físicos: o zagueiro Luan, que se recupera de uma sobrecarga no tendão do músculo adutor e não treinou com o grupo em alguns dias. Se ele não tiver condições, a zaga será formada por Antônio Carlos e Edu Dracena, já que o outro titular, Gustavo Gómez, está com a seleção paraguaia para jogar a Copa América.

No meio-campo, Gustavo Scarpa pode voltar a ter uma oportunidade como titular, o que não acontece desde que ele sofreu uma lesão na panturrilha em jogo contra o San Lorenzo, pela Libertadores, há um mês. Neste caso, Lucas Lima seria o escolhido para ir para o banco de reservas. O restante do time deve ter os titulares habituais de Felipão.

A meta do Palmeiras é vencer os dois jogos que vai fazer antes da pausa para a Copa América, ambos em casa, para entrar no recesso do Brasileiro acima da meta de pontos estipulada por Felipão. O técnico pensava em 22 ou 23 pontos, mas caso vença o Athletico e também o Avaí na rodada seguinte, o Verdão chegará a 25 - contando com os três pontos que estão provisoriamente suspensos pela CBF enquanto o STJD não julga o pedido de impugnação do jogo contra o Botafogo. O julgamento foi adiado e, agora, acontecerá no dia 18 de junho, em Salvador.

FICHA TÉCNICA

Palmeiras x Athletico-PR

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 8 de junho de 2019 (sábado)
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Assistentes: Helton Nunes e Thiaggo Americano Labes (SC)

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Antônio Carlos (Luan), Edu Dracena e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Gustavo Scarpa (Lucas Lima); Dudu, Zé Rafael e Deyverson. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Athletico-PR: Santos; Jonathan (Madson), Paulo André, Léo Pereira (Lucas Halter) e Márcio Azevedo; Matheus Rossetto (Wellington), Bruno Guimarães e Léo Cittadini (Érick); Nikão, Rony e Marcelo Cirino (Thonny Anderson). Técnico: Tiago Nunes