Topo

Dupla Gre-Nal volta a se enfrentar na final do Gauchão após quatro anos

Lucas Sabino/Agif
Imagem: Lucas Sabino/Agif

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

07/04/2019 18h11

Depois de quatro anos, Grêmio e Internacional voltarão a se enfrentar a decisão do Campeonato Gaúcho. Com a vitória do time de Renato Gaúcho diante do São Luiz-RS, hoje (7), o Gre-Nal na final foi confirmado. A última vez que os rivais decidiram o título estadual foi em 2015. Desde então, um clube do interior apareceu como intruso na finalíssima.

A coluna De Primeira do UOL Esporte já informou que, em virtude de jogos da Libertadores, o Gauchão 2019 será decidido em uma quarta-feira (17), na Arena do Grêmio. A primeira partida acontece no próximo domingo (14), no estádio Beira-Rio.

Em 2016 e 2017, o Grêmio ficou fora da decisão. No ano passado, foi a vez de o Inter sobrar. Na última final com Gre-Nal, o Internacional - à época treinado por Diego Aguirre, foi campeão.

Nesta temporada, Grêmio e Inter fecharam a fase de classificação nas primeiras posições e passaram sem sustos pelas quartas de final e semifinal.

O time de Odair Hellmann eliminou o Novo Hamburgo (vitória fora de casa por 2 a 0 e derrota no Beira-Rio por 1 a 0) e na semifinal, venceu duas vezes o Caxias: 2 a 1 na Serra Gaúcha e 2 a 0 em Porto Alegre.

Já a equipe de Renato Gaúcho aplicou o histórico 6 a 0 no Juventude em pleno estádio Alfredo Jaconi, no jogo de ida das quartas de final, e depois empatou em 0 a 0 na Arena. Na semifinal, eliminou o São Luiz-RS (empate sem gols em Ijuí e vitória em Porto Alegre).

COMO FOI NOS ÚLTIMOS ANOS

Em 2015, o Inter eliminou Cruzeiro-RS e Brasil de Pelotas para chegar à final. O Grêmio passou por Novo Hamburgo nos pênaltis e Juventude. Na decisão, empate sem gols na Arena e vitória vermelha no Beira-Rio. O placar de 2 a 1 garantiu o pentacampeonato colorado.

Na temporada seguinte, o Grêmio eliminou o Brasil de Pelotas e caiu na semifinal. O time gremista levou 2 a 0 em Caxias do Sul e não conseguiu reverter em casa. O Inter, por outro lado, superou São Paulo-RS e São José-POA até chegar à final e vencer o estadual com duas vitórias - 1 a 0 na Serra e 3 a 1 na capital.

Em 2017, o Internacional passou por Cruzeiro-RS e eliminou o Caxias nos pênaltis. O Grêmio superou o Veranópolis, mas parou no Novo Hamburgo. Na final, o clube do Vale dos Sinos empatou as duas partidas com o time colorado e venceu o título nas penalidades máximas.

Por fim, o ano passado reservou outra final sem Gre-Nal. Os rivais se enfrentaram nas quartas de final e o Grêmio avançou. Na semifinal, o time de Renato Gaúcho venceu o Avenida-RS e encontrou o Brasil de Pelotas na decisão. Com duas goleadas, a equipe gremista reconquistou o título estadual depois de oito temporadas.