Topo

Atlético-MG

Crise na Venezuela fará adversário do Atlético jogar 2 vezes no mesmo dia

Equipes se enfrentaram pela última vez na Libertadores de 2014. Pela fase de grupos, o Galo venceu os dois jogos por 1 a 0 - AP Photo/Fernando Llano
Equipes se enfrentaram pela última vez na Libertadores de 2014. Pela fase de grupos, o Galo venceu os dois jogos por 1 a 0 Imagem: AP Photo/Fernando Llano

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

02/04/2019 04h00

A crise política, econômica e humanitária na Venezuela tem mexido também com o futebol. Depois de ficar paralisado por duas rodadas, a competição nacional voltou a ser realizada, mas ainda enfrenta problemas para remanejar as partidas. E isso irá afetar diretamente o Zamora, adversário do Atlético-MG nesta quarta-feira (3), às 19h15, pela Libertadores. Horas antes de entrar em campo pelo torneio internacional, o clube terá um compromisso também pelo campeonato venezuelano, e vai priorizar um deles.

A primeira partida do Zamora será amanhã às 17h (de Brasília) na capital Caracas, contra o Deportivo La Guaira. Duas horas e 15 minutos mais tarde, a 4214 km dali, o time inicia a partida contra o Galo, no Mineirão. Apesar de estar na segunda colocação, o Zamora optou por usar um time alternativo no Campeonato Venezuelano, enquanto seus principais jogadores estarão em Belo Horizonte. Em seu site oficial, o clube informou que solicitou um pedido para o adiamento da partida da primeira divisão, mas não obteve sucesso.

No último final de semana, o Zamora já viveu outra situação incomum. O time vencia o Lala FC por 2 a 0 na sexta-feira quando um apagão impediu a sequência do jogo. Como a partida foi paralisada antes do primeiro tempo terminar, o regulamento do Campeonato Venezuelano prevê que o jogo seja recomeçado com o placar zerado. Por isso, no dia seguinte, as equipes entraram novamente em campo e empataram por 1 a 1.

"Atlético de Ronaldinho ficou no passado"

Atlético e Zamora já se enfrentaram em um passado recente. Também na Libertadores, as equipes também se enfrentaram pela fase de grupos da edição de 2014. Na época atual detentor do título, o Galo levou a melhor e venceu os dois jogos por 1 a 0. Mas aquela badalada equipe não é a mesma de hoje, e o time venezuelano está ciente disso, tanto que fez uma leve provocada ao rival.

"Cinco anos após o último confronto entre os dois, os barinenses chegaram ao seu destino brasileiro com um objetivo e uma jornada internacional diferente daquele momento. Aquele Atlético Mineiro campeão da Libertadores, atormentado por estrelas como Ronaldinho, ficou no passado. Os comandados por José Alí Cañas sabem da importância de somar pontos contra um rival direto na fase de grupos, onde ambos, momentaneamente, estão disputando o terceiro lugar no grupo E", publicou.

Adversário enfrentou maratona com três conexões para chegar a BH

Diferente do Deportivo Lara, que demorou cerca de 56 horas para chegar a Belo Horizonte para enfrentar o Cruzeiro, o itinerário do Zamora durou menos, já que os venezuelanos não fizeram nenhuma escala fora do Brasil (O Deportivo Lara passou por Lima). O Zamora fez seu último compromisso no sábado e deixou sua cidade de Barinas rumo à capital Caracas horas depois do compromisso pelo Campeonato Venezuelano. De Caracas, iniciou o voo direto para Manaus, onde passou a noite. No domingo, a viagem continuou com uma conexão em São Paulo antes de desembarcar em Belo Horizonte nas primeiras horas de ontem.

Atlético-MG