Topo

Abel Braga é homenageado durante cerimônia de premiação da Fifa

Fifa TV/Reprodução
Imagem: Fifa TV/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/10/2017 18h18

O técnico Abel Braga, do Fluminense, esteve entre os homenageados durante a cerimônia do prêmio The Best 2017. O evento organizado pela Fifa teve um momento para lembrar situações em que o futebol extrapolou o esporte. Dentre eles esteve o minuto de silêncio realizado no Maracanã antes do clássico entre Flamengo e Fluminense, uma semana após a morte do filho do treinador.

Abel recebeu a homenagem logo depois de Gianluigi Buffon ser premiado como melhor goleiro da temporada. Citando Bill Shankly, famoso treinador do Liverpool no passado, o apresentador Idris Elba disse: “algumas pessoas acreditam que futebol é uma questão de vida ou morte, mas é muito mais importante do que isso”.

A declaração foi uma introdução para uma coletânea de acontecimentos que mostram que o futebol é muito mais do que um jogo. Entre os eventos apresentados esteve a ação dos jogadores do Athletic Bilbao, que rasparam a cabeça em apoio ao colega Yearay Álvarez, diagnosticado com câncer; a despedida de Francesco Totti da Roma e do futebol; e a morte do menino Bradley Lowery, que perdeu a luta contra o câncer aos 5 anos, mas virou um ícone na Inglaterra.

Pelo Twitter, o Fluminense agradeceu à homenagem feita ao seu treinador.

O momento de reflexão na festa foi sucedido pela escolha da melhor torcida, prêmio que foi para um mosaico feito por torcedores do Celtic, da Escócia.