Topo

Santos B tem dois titulares no time de Dorival e sugere mais nomes pra 2017

Vitor Bueno é titular absoluto do Santos e considerado o principal "fruto" do time B - Marcello Zambrana/AGIF
Vitor Bueno é titular absoluto do Santos e considerado o principal "fruto" do time B Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

19/05/2017 04h00

O Santos B é motivo de questionamento de alguns torcedores, pois quase não disputa competições. Entre dirigentes e comissão técnica, no entanto, a avaliação é de que o projeto comandado pelo técnico Kleiton Lima tem alcançado o seu objetivo: maturar atletas para a equipe principal.

Hoje, o técnico Dorival Júnior conta com quatro atletas efetivados que vieram do time. Dois deles são titulares e considerados “homens de confiança” do treinador, casos do meia Vitor Bueno e do zagueiro Lucas Veríssimo.

O primeiro se destacou em 2015 e sempre está no topo da lista de artilheiros do time. Foi dele o gol da classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores, diante do The Strongest, na última quarta-feira, em La Paz, na Bolívia.

Lucas Veríssimo foi titular na campanha do título paulista do ano passado, mas perdeu espaço e começou a ser questionado pela torcida após cometer dois pênaltis no mesmo jogo – no amistoso contra o Benfica, na Vila Belmiro. No entanto, o treinador recebeu o apoio de Dorival Júnior e desbancou até o segundo reforço mais caro do Santos na temporada – o zagueiro Cleber, que custou R$ 7,3 milhões.  

Os outros dois atletas promovidos do Santos B são desconhecidos do grande público, mas já estão com o elenco principal desde o ano passado. Casos do volante Yan, irmão gêmeo de Yuri, e o meia Taciano.

A lista ainda conta com o meia Ronaldo Mendes, atleta que marcou gol decisivo na final do Campeonato Paulista, diante do Audax, no ano passado. O meia não se firmou como titular, mas foi importante no título estadual e vendido ao Al Wasl, dos Emirados Árabes.

A transição de atletas deve continuar nesta temporada. Três jogadores já treinam com frequência no elenco principal: o atacante Matheus Nolasco, o lateral esquerdo Ourinho e o meia Gregory.

Além deles, o técnico Dorival Júnior monitora outros jogadores. O principal deles é o atacante Diogo Vitor, que havia sido promovido como grande promessa, mas "desceu” ao time B novamente após indisciplina. A lista ainda conta com os meias Calabrez e Matheus Augusto, conhecido como Manga, e Fabrício.

Nomes conhecidos também figuram no time, como o goleiro Gabriel Gasparatto e o atacante Diego Cardoso. Estes dois têm menos chances de voltarem a atuar na equipe principal, apesar de serem titulares no time de Kleiton Lima.

O Santos B disputa amistosos atualmente e começa a disputar a Copa Paulista no próximo mês. Apesar de a competição permitir atletas de todas as idades, a ideia é que somente os jogadores de até 23 anos atuem. O objetivo é maturar os mais jovens para atuar na equipe principal. 

O time de Kleiton Lima costuma atuar com a seguinte escalação: Gabriel Gasparotto, Caique, Bruno Leonardo, Sabino, Ourinho; Gregory, Calabrez, Matheus Nolasco, Manga, Diogo Vitor; Diego Cardoso.