Topo

Falsário se passa por ex-jogador do Santos e Corinthians e quase assina com time do interior

Dênis parou de jogar, mas uma pessoa usou seu nome para enganar clubes - Fernando Santos/Folha Imagem
Dênis parou de jogar, mas uma pessoa usou seu nome para enganar clubes Imagem: Fernando Santos/Folha Imagem

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

21/02/2013 06h00

Dênis Oliveira de Souza largou o futebol faz dois anos, mas estranhou quando viu seu nome ser colocado como provável reforço do Penapolense para a disputa do Paulistão. O ex-lateral-direito de 29 anos, que já defendeu o Santos e Corinthians, descobriu que uma pessoa ainda não identificada tem se passado por “Dênis”, falsificando documentos, para tirar dinheiro de clubes desavisados.

O “falso Dênis” acertou as bases salariais com o Penapolense no começo do ano (negociação conduzida por uma pessoa que se passava por empresário) e só foi desmascarado no exame médico, quando notaram que o atleta tinha características diferentes da de Dênis.

“Nós fizemos o contato com essa pessoa que dizia ser o Dênis por email. Mantivemos contato até porque se tratava de um jogador com passagem por clubes grandes e que interessava. Mas descobrimos a farsa nos exames. Não chegamos a dar qualquer dinheiro a ele. Imediatamente acionamos o Dênis, que nos contou que era farsa”, declarou ao UOL Esporte o presidente do Penapolense, Nilso Moreira.

A ESTRATÉGIA QUE O ‘FALSO DÊNIS’ TENTOU PARA ENGANAR O PENAPOLENSE

  • Adriano Vizoni/Folha Imagem

    PRIMEIRO PASSO - A pessoa se passando por Dênis iniciou contato por email com o Penapolense. Para dar sustentação à farsa, uma pessoa se dizendo “empresário do Dênis” foi ao clube e acertou as bases com o time.

    SEGUNDO PASSO- Com as bases salariais acertadas, o falso Dênis realizou exames clínicos no Penapolense

    TERCEIRO PASSO- O falsário não teve sucesso na última etapa da farsa. A ideia era pegar um “sinal” (bônus pelo acerto) e fugir antes de ser apresentado como reforço. Mas o Penapolense percebeu a fraude nos exames clínicos e cancelou a negociação.

    Dênis teve conhecimento de que o falsário conseguiu enganar um clube do Nordeste

Ciente de que a farsa não duraria por muito tempo, o falsário pretendia fugir assim que recebesse as “luvas” (dinheiro antecipado) pelo pré-acerto com o Penapolense. Dependendo do acordo firmado, o valor das luvas pode ser muito superior a um salário.

Apesar de quase ter fechado acordo com um falsário, o Penapolense decidiu não registrar Boletim de Ocorrência. Indagado pela reportagem, o presidente do clube interiorano afirma não conhecer a pessoa que se passou por Dênis, assim como o indivíduo que dizia ser o empresário do "jogador".

Dênis verdadeiro presta queixa na polícia

Residindo em Ipatinga/MG, Dênis relatou ao UOL Esporte que não é a primeira vez que seu nome foi envolvido em negociação sem seu conhecimento. O ex-jogador afirma ter registrado dois BOs destacando ser vítima de um falsário.

“É uma coisa que tem me incomodado. Eu já não jogo há quase dois anos, mas tem esse cara que usa documentos falsos para dizer que sou eu. Parece que ele também enganou um time do Nordeste e até levou um dinheiro. Deve ser o mesmo. A polícia está vendo isso e o que sei é que estão perto de identificar a pessoa”, disse Dênis.

A Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio, de Ipatinga, informa que nenhum inquérito foi instaurado sobre o caso envolvendo o ex-jogador Dênis.

DÊNIS BRIGOU DURANTE TREINO EM PASSAGEM PELO CORINTHIANS

  • Folha Imagem

    Dênis teve passagem apagada pelo Corinthians. A imagem mais marcante dele no Parque São Jorge foi em 2009, quando se envolveu em briga com Marcinho durante treinamento da equipe. Chamou a atenção o fato de Dênis, na ocasião, não fazer mais parte do elenco corintiano. Ele havia sido encostado por Mano Menezes. Neste dia ele treinou com os atletas reservas do clube.

    “Rolou aquela briga com o Marcinho, mas no vestiário já tínhamos feito as pazes. Foi só na hora. Coisas do futebol. Depois nos falamos normalmente”, disse.

    Ele chegou ao Corinthians em 2008 por indicação de Antonio Carlos Zago, com quem tinha atuado pelo Santos. Mas o lateral-direito jogou pouco no time então comandado por Mano Menezes.

    Foi no Santos o melhor período da carreira de Dênis. Ele chegou como promessa do Ipatinga. No entanto, duas gravíssimas lesões no joelho atrapalharam o rendimento no time da Vila. Antes de encerrar a carreira, o lateral defendeu o Náutico e Bahia.

OUTRO FALSO JOGADOR TENTOU USAR IMAGEM DE DEIVID PARA SE PASSAR COMO ATLETA DO FLAMENGO; FRAUDE FOI DESCOBERTA

  • Site oficial do Flamengo

    Rodrigo Souza tentou se passar como atleta de futebol para aplicar golpes em clubes e empresários desavisados. Para dar força ao plano, ele se apoderou de uma imagem de Deivid na internet para se dizer atleta profissional. A ideia era confundir quem olhasse a figura, induzindo a achar que havia de fato uma ligação do "fake" com o time da Gávea.