Topo

Pelé diz que sofreu com Edinho no gol e "pagou" por atormentar goleiros

Pelé é carregado por seus filhos Edinho (esq.) e Joshua (dir.) - Reprodução/Facebook
Pelé é carregado por seus filhos Edinho (esq.) e Joshua (dir.) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 12h50

Pelé deu trabalho para os goleiros durante sua carreira e superou tais jogadores 1.283 vezes. Mas essa trajetória teve um preço pago pelo ex-camisa 10 bem depois de sua aposentadoria. Segundo o próprio Rei do Futebol, o sofrimento que ele causou aos goleiros foi compensado pelo sofrimento que encarou quando seu filho Edinho se tornou goleiro.

MURICY LEMBRA QUANDO ERA JOVEM E IA AO MORUMBI SÓ PARA VER PELÉ JOGAR

  • Rivaldo Gomes/Folhapress

    ?O Pelé era fora de série, pois como o Pepe fala, esse era extraterrestre e a gente não fala?. Assim, Muricy Ramalho resumiu suas lembranças dos tempos em que o Rei do Futebol atuava pelo Santos, equipe que hoje se destaca sob o comando do exigente treinador. Antes de se tornar conhecido no futebol, contudo, Muricy era apenas mais um fã de Pelé.

“Tem uma coisa que o pessoal esquece. Deus me deu essa coisa de ser carrasco de goleiros, mas todo mundo esqueceu o quanto eu sofri quando o Edinho virou goleiro do Santos. Eu ficava torcendo, pedindo para não deixarem chutar a bola. Ninguém sabe o que eu passava nos jogos do Santos aqui [na Vila Belmiro]. Eu ficava torcendo, sofrendo”, contou Pelé em entrevista à TV Bandeirantes.

Edinho atuou como goleiro do Santos em 1991 e de 1994 a 1998, sendo vice-campeão brasileiro em 1995, totalizando 195 partidas vestindo a camisa que consagrou seu pai. Também defendeu São Caetano, Portuguesa Santista e Ponte Preta.

Mas Pelé não sofreu apenas com Edinho. Como lembrou, ele também foi à loucura na final do Mundial Interclubes de 1963, diante do Milan, no Maracanã. Naquele jogo, o Rei foi apenas um espectador por estar lesionado.

“Em várias partidas a gente se emociona. Como torcedor, teve Santos x Milan no Maracanã. Eu me machuquei e não pude jogar, então sofri bastante como torcedor, mas graças a Deus o Santos ganhou”, recordou.