Topo

Top 5: Batistuta e outros jogadores cujas carreiras foram marcadas por seguidas lesões

Batistuta sofreu diversas lesões em sua carreira e sente as consequências até hoje - Fabrizio Giovannozzi/AP
Batistuta sofreu diversas lesões em sua carreira e sente as consequências até hoje Imagem: Fabrizio Giovannozzi/AP

Do UOL Esporte

Em São Paulo

18/08/2011 12h01

Na semana passada, uma notícia chocou os fãs de Gabriel Batistuta. Segundo um amigo do argentino, o jornalista italiano Luca Calamia, o ex-jogador mal conseguia ficar em pé por muito tempo, em consequência dos seguidos problemas nos tornozelos sofridos por ele. A informação logo foi desmentida pelo próprio ‘Batigol’, mas ele admitiu ter algumas dificuldades no momento.

“Lamento a notícia, pois ela é falsa e não vejo sentido nela. Muita gente me ligou, preocupou-se, deu-me conselhos, tudo sem sentido. Tive problemas nos tornozelos quando parei de jogar. Uma vez, pedi ao médico para que cortassem minha perna. Ele me operou há três anos. Agora jogo tênis. Não posso jogar futebol, trotar ou dar um pique, mas também estou longe do que Calamia disse”, afirmou Batistuta.

Mesmo sem um problema grave como dito por seu amigo, Batistuta faz parte de uma galeria que reúne jogadores cujas carreiras ficaram marcadas tanto pela habilidade como pelas seguidas lesões. Veja alguns destes atletas que precisaram superar adversários bem mais complicados nos gramados.

RONALDO: SUPERAÇÃO E CONSTANTES VOLTAS POR CIMA

Até sua aposentadoria dos gramados, Ronaldo foi obrigado a conviver com as constantes dores pelo corpo. O Fenômeno já foi considerado várias vezes acabado para o futebol, ainda mais após as graves lesões sofridas nos dois joelhos. Ele não só superou a desconfiança como brilhou na Copa do Mundo-2002, quando teve papel fundamental na conquista do título. Maior artilheiro da história dos Mundiais, Ronaldo provou que ainda tinha muito a mostrar mesmo fora de sua melhor forma física.

VAN BASTEN: TALENTO ABREVIADO POR LESÕES NO TORNOZELO

Marco van Basten foi um dos maiores jogadores da história da Holanda. No entanto, sua carreira foi encurtada devido a problemas crônicos no tornozelo. A primeira lesão séria ocorreu quando estava no Ajax. Seu drama começava aí, com seguidas cirurgias que de nada serviam para acabar com seus problemas físicos. Mesmo lutando para superar as dores, Van Basten fez história no Milan. Aos 29 anos, ele fez seu último jogo oficial. O holandês ainda tentou voltar aos gramados, mas sem sucesso.

ROBBEN: FRAGILIDADE NÃO O IMPEDE DE SER PIVÔ DE BRIGA

Embora seu histórico não seja tão grave como o de Van Basten, Robben também enfrentou muitos problemas físicos durante sua carreira. O jogador do Bayern de Munique se recuperou recentemente de uma pancada no tornozelo. Ele já sofreu inúmeras lesões musculares, passou por uma cirurgia no joelho e até fraturou o pé. Robben foi até o pivô de uma briga entre o Bayern e a Federação Holandesa devido a uma contusão, que só foi resolvida após muitas polêmicas.

OWEN: SEM MUITA SORTE COM COPAS DO MUNDO

Michael Owen sempre foi uma das principais esperanças da seleção inglesa nas últimas Copas do Mundo, mas o atacante vive uma sina. Ele ficou fora do último Mundial após sofrer uma grave lesão na coxa e ser operado. Em 2006, durante a Copa, Owen torceu o joelho e não jogou mais naquela edição do torneio. Atualmente no Manchester United, o atacante, de 31 anos, tenta recuperar seu melhor nível e provar que ainda pode ser bastante útil.

HARGREAVES: CIRURGIAS NOS JOELHOS E DORES INTERMINÁVEIS

Aos 30 anos, Owen Hargreavse vive um dilema. O meio-campista, cujo contrato com o Manchester United terminou em maio deste ano, não sabe se continuará sua carreira. Embora esteja nos planos do Leciester e do West Bormwich, o jogador sofre com a fama de não se livrar dos problemas físicos. Ele ficou cerca de dois anos sem jogar devido a graves lesões nos joelhos. Mesmo com cirurgias, Hargreaves ainda se queixava de dores musculares.