Topo

Governo descarta atraso e reafirma que Mineirão estará pronto em 2012

Secretário informa que Mineirão será reinaugurado em 31 de dezembro de 2012 com grande festa  - Guyane Araújo/ UOL Esporte
Secretário informa que Mineirão será reinaugurado em 31 de dezembro de 2012 com grande festa Imagem: Guyane Araújo/ UOL Esporte

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

01/02/2011 13h54

Depois de informar que as obras do Mineirão não serão paralisadas por causa de liminar da Justiça que suspende concorrência pública, o governo de Minas reiterou, nesta terça-feira, que o estádio da Pampulha, em reforma para a Copa do Mundo de 2014, será reinaugurado em 31 de dezembro de 2012, com direito à festa de réveillon.

“Não tem atraso, não tem dificuldade, não tem problema nenhum. Vamos ser o primeiro estádio pronto para a Copa do Mundo. Estaremos aqui no dia 31 de dezembro de 2012, fazendo a festa de réveillon para 64 mil pessoas aqui no estádio”, disse o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Sérgio Barroso, que visitou as obras do Mineirão nesta terça-feira.

Na quinta-feira da semana passada, a Justiça mineira acatou mandado de segurança requerido pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco). A liminar suspendeu concorrência para escolha da empresa responsável pela fiscalização, supervisão e monitoramento das obras do Mineirão.

O Sinaenco alegou que a empresa ou consórcio não poderia ser escolhida pelo critério de menor preço apenas, mas, sim, pelo de melhor técnica ou melhor técnica e preço. A juíza Riza Aparecida Nery, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias, acatou o argumento da entidade.

“Essa licitação era para contratar o fiscalizador das obras, para nos ajudar a fazer a fiscalização das obras, para ter certeza que tudo contratado com o consórcio seja feito”, afirmou Sérgio Barroso.

“Vamos continuar fiscalizando as obras. Temos competência interna no Estado para fazer a fiscalização. As obras não serão atrasadas em nada”, acrescentou o secretário para a Copa do Mundo.

As obras do Mineirão, orçadas em R$ 743, milhões, encontram-se na terceira etapa, iniciada no final de dezembro, para a execução da cobertura adicional das arquibancadas, além de construção de uma esplanada de 70 mil metros quadrados no entorno do estádio, com área reservada para estacionamento coberto, restaurantes e lojas de serviço. Outra obra será a passarela, que ligará o Mineirão ao Mineirinho.

Até o momento, já foram concluídas a obra de rebaixamento da área do gramado e de reforço das vigas de sustentação do Mineirão. O estádio da Pampulha, inaugurada em 1965, foi fechado em meados do ano passado para o início das reformas.