Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

SBT volta a ter direitos do Amarelinho e pode usá-lo na Copa América 2021

Nos anos 1990, o SBT cobria grandes eventos esportivos, que eram representados pelo boneco Amarelinho. O simpático mascote aparecia quando a seleção ou algum atleta ou esportista aparecia na tela da emissora de Silvio Santos - Reprodução/Memória No Ar
Nos anos 1990, o SBT cobria grandes eventos esportivos, que eram representados pelo boneco Amarelinho. O simpático mascote aparecia quando a seleção ou algum atleta ou esportista aparecia na tela da emissora de Silvio Santos Imagem: Reprodução/Memória No Ar

Do UOL em São Paulo

05/05/2021 04h00

O SBT voltou a ter posse, no mês passado, do registro da marca "Amarelinho", personagem querido pelo público da emissora de Silvio Santos nos anos 1990 durante as transmissões de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1990 e 1994. A coluna apurou que existe um estudo interno para usar o mascote nas transmissões da Copa América, a partir de junho, que serão exibidas com exclusividade pelo SBT na televisão aberta.

O último pedido de registro da marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) aconteceu em 1994, 26 anos atrás, o que reforça como a emissora quer retornar com esta marca. Procurada pela reportagem, o SBT afirmou que a emissora costuma revisar constantemente suas marcas e que este é um procedimento normal do canal, para que não se perca dos direitos de uso. A Copa América acontecerá em junho e julho, na Argentina e Colômbia (Por Gabriel Vaquer).

Saídas recentes "queimaram" Santos no mercado internacional de treinadores

O Santos procurou recentemente o português Pepa, técnico do Paços de Ferreira, e ouviu do treinador palavras lisonjeiras sobre a honra de dirigir o clube histórico. A realidade, no entanto, não é bem assim. Fora do Brasil, principalmente em Portugal, o Peixe não é bem-visto pelos treinadores pela forma como se deram as recentes saídas de Jesualdo Ferreira e Ariel Holan - o português foi demitido, enquanto o argentino pediu para sair. O clube é visto como desorganizado, sem estabilidade e em situação financeira ruim. De fato, Pepa ficou lisonjeado com a nova procura santista e irá ouvir cada contato do Santos, mas já tem acerto apalavrado com um time português e não virá para o Peixe. (Por Bruno Andrade, Eder Traskini e Gabriela Brino)

Botafogo encarou crise interna entre CEO e departamento de futebol

O CEO do Botafogo, Jorge Braga, chegou ao clube em meados de março e precisou de algumas semanas para entender a caótica situação em que se meteu. Aos poucos, ele tem se integrado ao dia a dia do Alvinegro, mas uma ação tomada no fim de abril gerou uma crise interna. O diretor geral passou a cobrar explicações sobre as contratações de novos reforços, o que criou rusgas. O diretor de futebol Eduardo Freeland pode ter autonomia afetada podendo gerar até uma ruptura em determinado momento dependendo de como os fatos irão se desenrolar. Na prática o novo modelo já emperrou algumas contratações que estavam bem adiantadas para a disputa da Série B. Por outro lado, há quem acredite que a relação dos dois caminha para um bom caminho. (Por Alexandre Araújo e Bernardo Gentile)

Inexperiência faz Flu 'sofrer' com indefinições da Conmebol na Libertadores

O Fluminense voltou à Libertadores após oito anos e encontrou um torneio ainda mais difícil do que disputou pela última vez em 2013. Inexperiente na "nova fase" da competição, o Tricolor sofre com indefinições do torneio em meio à pandemia. Primeiro, viu seu jogo com o Santa Fe mudar de local enquanto viajava do Rio de Janeiro para Bogotá. Agora, o Flu não sabe se enfrentará o Junior em Barranquilla por conta de protestos políticos. A leitura de pessoas ligadas à Conmebol é de que clubes mais acostumados com a competição e com maior articulação junto à entidade são atendidos com respostas mais fundamentadas, e rápidas. (Por Caio Blois)

Cano fará leilão de peças suas de jogo para ajudar comunidade vizinha ao Vasco

Principal nome do Vasco, o atacante Germán Cano tem se mostrado uma pessoa solidária. Por vontade própria, o argentino está em detalhes finais de anunciar um leilão de peças suas de jogo (camisas, chuteiras, shorts...). A finalidade é doar toda a arrecadação para a comunidade do Tuiuti, na Zona Norte do Rio de Janeiro e que é vizinha a São Januário, estádio cruz-maltino. Recentemente, Cano tornou-se o maior artilheiro estrangeiro do século 21 no Vasco e está a dois de se tornar o maior goleador argentino da história do clube. Seu contrato vai até dezembro deste ano. (Por Bruno Braz)