Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Globo diz a mercado e cartolas que Libertadores perdeu alcance. SBT reage

SBT assumiu os direitos de transmissão da Copa Libertadores em TV aberta para o Brasil - Reprodução
SBT assumiu os direitos de transmissão da Copa Libertadores em TV aberta para o Brasil Imagem: Reprodução

Gabriel Vaquer

Do UOL, em Aracaju (SE)

04/12/2020 04h00

A Globo tem feito um "lobby" no mercado publicitário e no contato com clubes afirmando que a Libertadores no SBT não tem o mesmo alcance de audiência e relevância que tinha quando era transmitido pela emissora. A De Primeira apurou que executivos do canal mandaram índices de audiência para dirigentes esportivos e anunciantes, comparando números e cobertura de público entre os jogos feitos pelo canal de Silvio Santos desde setembro, com o que o grupo carioca marcava antes da rescisão com a Conmebol - a Globo terminou 2019 com média de 25,9 pontos de Ibope por jogo em São Paulo, principal mercado do país; o SBT tem registrado módicos 8,5 pontos de média na região.

A informação chegou na direção do SBT, que tem tentado reagir da sua forma. Também em contato com agentes do mercado, o argumento usado é que a Globo é forte por si só, e que já tem uma tradição esportiva desde sempre, enquanto o trabalho feito atualmente no SBT é para recuperar um público que não passa pelo canal desde 2003. O fato virou o principal assunto entre pessoas que trabalham em agências de publicidade nos últimos dias. Na visão de quem cuida do dinheiro das empresas que investem em TV, a tática da Globo promove o seu pacote comercial de futebol - o mais valorizado do país. O canal de Silvio Santos reforça que o trabalho vem sendo feito e a projeção indica um crescimento substancial nos próximos meses e anos. (Por Gabriel Vaquer)

Disney se surpreende com decisão de Edmundo de deixa canais

A decisão de Edmundo de sair dos canais esportivos da Disney foi surpreendente até mesmo para executivos da empresa americana. A De Primeira apurou que mandatários só souberam a decisão ao ver o post do ex-jogador nas redes sociais, com um ar saudoso sobre o Fox Sports, canal que trabalhava desde 2016. Houve bastante incômodo com a forma que Edmundo decidiu lidar com a situação. A intenção da Disney era renovar com o ex-jogador, por entender que seus comentários tinham uma grande repercussão junto ao público. (Por Gabriel Vaquer)

Justiça decide que blogueiro pode chamar Flu de "Tapetense"

O Fluminense foi derrotado no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ao processar o "Blog do Paulinho" pelo uso da palavra "Tapetense", em referência ao clube. O Tricolor buscou a Justiça para tentar reparar o que considera uma "agressão" à instituição, mas os desembargadores da 8ª Câmara de Direito Privado do TJSP mantiveram sentença de primeiro grau, dada em abril de 2019 pelo juiz Tom Alexandre Brandão. Na ação, o Flu pedia que o jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, o Paulinho, pagasse indenização de R$ 50 mil. Eles entenderam que a "matéria publicada noticiou, nos limites do direito à crítica, fatos de conhecimento público, sem promover nenhuma mácula ao direito de informar, falsear a verdade e sem qualquer conteúdo sensacionalista", como acusava o Fluminense. (Por Caio Blois)

Diretor Jorge Kalil também deixa o Corinthians

Assim como o presidente licenciado, Andrés Sanchez, que revelou ao UOL Esporte que não exercerá nenhuma função no Corinthians em 2021, o diretor de futebol, Jorge Kalil, é outro que está fora do alvinegro em 2021. Médico vascular renomado, Kalil deixa o cargo dizendo ter força política. Isso porque, segundo fontes do clube, ele teria sido o responsável por mais de 100 votos que Duílio Monteiro Alves, presidente eleito para o próximo triênio, recebeu no último sábado, na eleição do Parque São Jorge. (Por Samir Carvalho)