Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

CBF se incomoda após Conmebol citar Maradona como "melhor do mundo"

Do UOL, em São Paulo

27/11/2020 04h00

"Nos deixou o melhor jogador de futebol da história", escreveu a Conmebol em uma postagem institucional em sua conta no Twitter tão logo se confirmou a morte de Diego Maradona, 60, na última quarta-feira (25). E mesmo diante de toda a comoção do momento, a mensagem não deixou de incomodar brasileiros. Principalmente na CBF. A cúpula da confederação brasileira não recebeu bem a referência ao ídolo argentino. O fato de apontar o campeão mundial de 1986 como "o melhor" e, indiretamente, colocá-lo acima de Pelé gerou um tremendo mal-estar nos bastidores da entidade.

O fato de o presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, endossar a questão aumentou o incômodo: "É uma honra para mim ter tido uma relação muito amigável com o melhor jogador do mundo", recordou o cartola em sua conta pessoal. Interlocutores da CBF comunicaram a insatisfação ao mandatário do futebol sul-americano. Por ora, os dirigentes brasileiros descartam uma manifestação oficial sobre o caso. A ideia é acompanhar os desdobramentos. Caso enxerguem necessidade, eles admitem documentar formalmente o incômodo à Conmebol.

Conmebol tenta amenizar polêmica

A Conmebol, por sua vez, evitou polemizar. Alejandro Domínguez tentou colocar panos quentes e fez chegar à CBF o recado de que considera Pelé e Maradona do mesmo nível: "os dois são os melhores", comentou com os envolvidos. Ao final do dia, após toda a celeuma, um dos diversos textos publicados pela confederação sul-americana citava, então, o ídolo argentino como "um dos melhores" jogadores de futebol da história. (Por Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos)

Santos atrasa pagamento de rescisão a Jesualdo e comissão

O Santos atrasou a parcela do pagamento da multa rescisória de Jesualdo Ferreira e sua comissão técnica no mês de novembro. A diretoria negociou com os portugueses para que ocorra apenas em dezembro. E para a sorte do Peixe, os estrangeiros abriram mão da multa de 10% que têm direito por causa do atraso - assim que selaram acordo após a demissão com o ex-presidente José Carlos Peres, adicionaram esta cláusula em caso de descumprimento. (Por Gabriela Brino)

Disney tem melhor audiência do ano com Fla x Racing

A Disney está comemorando os números de audiência que obteve com a rodada de ida das oitavas de final da Libertadores da América, na última terça (24). A De Primeira apurou que, com Racing x Flamengo, o Fox Sports marcou 6 pontos de Ibope com picos de 7 na média do Painel Nacional de Televsão (PNT) da TV paga - composta pelas 15 principais metrópoles do Brasil. Com o resultado, o grupo obteve sua segunda melhor audiência no ano, perdendo apenas para Barcelona (EQU) x Flamengo, no dia 22 de setembro, também pela competição continental. O jogo narrado por João Guilherme com comentários de Mauro Cezar, Zinho e Carlos Simon foi líder geral da TV por assinatura entre todos os canais pagos. Contando os abertos, perdeu penas para Globo, Record e SBT, que também fez o jogo. Exibido antes do Rubro-Negro, LDU x Santos também foi bem: marcou 3 pontos e também ficou na ponta dos canais fechados brasileiros. Na terça que vem (1), a Fox exibe a volta do confronto entre Flamengo x Racing, juntamente com o canal de Silvio Santos, a partir das 21h30 (horário de Brasília). (Por Gabriel Vaquer)

Turner inicia contatos com clubes que podem subir para a Série A

A Turner entrou em contato nesta semana com clubes da Série B que estão brigando por uma vaga no Brasileirão do ano que vem e possuem contrato para TV paga com a programadora. Entre esses times, estão Sampaio Corrêa-MA, Juventude-RS e Ponte Preta. A Turner se colocou a disposição para tirar dúvidas sobre o contrato, que é automaticamente ativado assim que o acesso é confirmado. Além disso, a empresa afirmou que quer começar uma relação desde já, mesmo que o acesso para alguns destes times não venham. As equipes agradeceram e prometeram resposta para as próximas semanas, a depender da evolução do campeonato. Hoje, o Sampaio e Juventude subiriam, juntamente com Chapecoense e América-MG. (Por Gabriel Vaquer)