Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Clubes derrubam interferência da CBF e escolhem representante no STJD

Clubes pressionaram CBF em discussão por vaga no STJD e levaram a melhor - Thaís Magalhães/CBF
Clubes pressionaram CBF em discussão por vaga no STJD e levaram a melhor Imagem: Thaís Magalhães/CBF

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

19/05/2020 04h00

Com um apertado "placar" de 11 votos a 9, os clubes da Série A do Brasileirão escolheram Luiz Felipe Bulus como um de seus representantes no pleno Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Bulus era o nome favorito da maioria das equipes, mas a CBF fez forte pressão nas últimas semanas para que o escolhido fosse João Bosco, o que daria à entidade um terceiro nome na composição do tribunal além dos dois aos quais tem direito por lei. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, chegou a ligar pessoalmente para vários presidentes de clubes, e alguns, como Santos e São Paulo, mudaram seus votos a pedido do mandatário.

O último clube a declarar seu voto foi o Bahia - à De Primeira, dirigentes de clubes disseram considerar o processo uma vitória da independência das equipes contra a interferência da CBF. De acordo com a legislação, o pleno do STJD é composto por dois nomes indicados pela CBF, dois pelos clubes, dois pela sociedade civil (representados pela OAB), dois indicados pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), e um pela entidade sindical dos árbitros (Anaf). O outro nome indicado pelos clubes é o de José Perdiz. (Por Leo Burlá e Pedro Lopes)

Grêmio planeja mais uma semana de quarentena para Diego Souza

O Grêmio planeja manter Diego Souza de quarentena por mais uma semana. De volta a Porto Alegre na segunda-feira, o atacante foi submetido a teste para o novo coronavírus depois de relatar ao clube ter resultado positivo para Covid-19 no Rio de Janeiro, durante as férias. Mesmo que a nova testagem confirme a recuperação, o jogador ficará em observação por alguns dias antes de ser liberado para fazer treinos físicos no CT do clube gaúcho. (Por Jeremias Wernek)

Pedrinho elabora projeto de aposentadoria para ex-jogadores

Além do programa que elabora em parceria com uma instituição para combater a depressão em atletas adolescentes, Pedrinho tem trabalhado em um projeto, junto com um advogado, para garantir o direito de aposentadoria à ex-jogadores. A ideia é fazer com que o plano chegue ao Congresso e atenda, principalmente, os ex-boleiros que hoje passam por dificuldades. (Por Bruno Braz)

Cruzeiro: Itair descarta volta ao futebol após queda: "não penso nisso"

Vice-presidente de futebol da administração passada do Cruzeiro, Itair Machado diz que não pretende voltar a trabalhar com o esporte. Procurado pela UOL De Primeira, ele descartou atuar em um cargo de gestão no futuro: "No momento não penso em trabalhar novamente com futebol". Ele teme que haja reações contrárias de torcedores em uma eventual volta ao futebol, já que participou diretamente do rebaixamento inédito da equipe em 2019. Sócio do clube mineiro, ele disse que não acompanha as eleições presidenciais cruzeirenses, que envolvem Sérgio Santos Rodrigues — seu desafeto - e Ronaldo Granata - de quem já foi aliado. Por isso, o ex-cartola evita dar seu apoio a um dos concorrentes ao pleito. (Por Thiago Fernandes)