Topo

Notícias em primeira mão dos bastidores do futebol, informações exclusivas sobre o seu time, novidades do mercado da bola e o melhor do jornalismo esportivo em um só lugar. Só para assinantes UOL!

Vice do Santos chama polícia por relógio de Pelé e itens sumidos na Vila

Orlando Rollo, vice-presidente do Santos - Marcello De Vico/UOL
Orlando Rollo, vice-presidente do Santos Imagem: Marcello De Vico/UOL

02/04/2020 04h00

O vice-presidente do Santos, Orlando Rollo, pediu a abertura de um inquérito policial para recuperar diversos itens pessoais que, segundo ele, não foram devolvidos a ele após a extinção de sua sala na Vila Belmiro. Entre os itens descritos está um relógio de bolso que, de acordo com Rollo, pertenceu a Pelé, além de cerca de outros 30 itens e quase R$ 1.000,00 em espécie — parte em euros.

A notícia-crime foi protocolada em 29 de fevereiro. O presidente José Carlos Peres e o vice Orlando Rollo estão rachados desde o início da gestão. O mandatário chegou a emitir uma portaria tirando os poderes do vice e, em novembro do ano passado, tirou a sala da vice-presidência. Em contato com a De Primeira, Peres afirmou que o clube não foi notificado. (Por Eder Traskini e José Eduardo Martins)

Corinthians fica sem a receita de três patrocinadores

O Corinthians já enfrenta as consequências da paralisação dos campeonatos no futebol brasileiro, fruto do avanço do coronavírus no mundo. Nesta semana, três dos nove patrocinadores do uniforme principal da equipe suspenderam os repasses ao clube alvinegro.

A receita de publicidade atingiu quase 20% do total no primeiro semestre do ano passado. De janeiro a junho, o Corinthians arrecadou cerca de R$ 5,7 milhões. Sem partidas, o clube também vê desfalques em receitas de bilheteria e a partir deste mês não receberá as cotas da Globo. (Diego Salgado)

Comissão da CBF foi determinante para adiantar taxas aos árbitros

A CBF iniciou ontem (1º) um repasse para ajudar cerca de 500 árbitros durante o período de paralisação dos campeonatos por conta da pandemia do coronavírus. Segundo apurou a De Primeira, a Comissão de Arbitragem da entidade, que há duas semanas vinha mantendo contato com alguns dos principais árbitros do quadro da entidade, foi a maior responsável pela conquista da categoria. A reportagem conversou com profissionais do quadro da CBF, que desmentiram a versão que correu nos bastidores de que a Anaf (Associação Nacional dos Árbitros de Futebol) havia intermediado a negociação. (Por Marcello De Vico)

Rusga entre entidades que representam atletas minou acordo com os clubes

Uma rusga entre a Fenapaf (Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol) e cinco praças do Sindicato dos Atletas - Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais e Bahia - atrapalhou o acordo coletivo entre jogadores e clubes, negociado no decorrer da última semana. Houve negociações paralelas que impediram um acordo coletivo em todo o Brasil. As duas entidades que deveriam representar os jogadores se desentendem por dois motivos: repasse dos direitos de arena pago pela TV Globo e a relação que ambas têm com os jogadores. Em Minas, por exemplo, os atletas preferem a representação da Fenapaf e não dialogam com o sindicato local. O sindicato, por sua vez, se queixa da forma como há o repasse do valor do direito de arena da Fenapaf para a praça. (Por Thiago Fernandes)

Série C: Pandemia interrompe negociações entre Band e DAZN por renovação

A pandemia do coronavírus fez a Band e o DAZN suspenderem as negociações para a renovação do contrato de licenciamento da Série C do Campeonato Brasileiro, que foi exibida no ano passado com sucesso para o Norte e Nordeste pela emissora paulista. A expectativa é que ela seja retomada num momento em que o futebol brasileiro retomar a normalidade. A Band tem bastante interesse em exibir novamente a competição por conta dos bons números de Ibope que consegui em cidades como Belém e Recife, além do interessante resultado financeiro com anunciantes. No ano passado, partidas que envolviam o Paysandu chegaram a dar média acima dos 5 pontos de Ibope na capital do Pará, dados ótimos para os padrões da Band. (Por Gabriel Vaquer)

Grêmio fica na bronca com auditora da Conmebol em audiência do Gre-Nal

O Grêmio não gostou da postura da Comissão Disciplinar da Conmebol na audiência da última segunda-feira (30), que ouviu a defesa dos jogadores expulsos no Gre-Nal da fase de grupos da Copa Libertadores. A reclamação maior do clube gaúcho é em relação à postura de Amarilis Belizario, auditora venezuelana do tribunal. Segundo representantes gremistas, Belizario deixou sua estação de trabalho em diversas ocasiões, levantando-se e interrompendo a explanação. A defesa do Grêmio se esforçou ao menos pela absolvição de Pepê, envolvido na jogada de origem que culminou na confusão e expulsão de oito atletas, mas não teve sucesso. (Por Jeremias Wernek)

Flamengo planeja lançar canal no Youtube para público infanto-juvenil

Impulsionado pelo sucesso do "Flamiguinhos", canal no Youtube voltado para o público infantil, o Flamengo planeja lançar iniciativa semelhante, mas voltada para a faixa de torcedores entre 10 e 15 anos. Com a explosão da Covid-19, o projeto foi arquivado, mas a ideia é retomá-lo quando a rotina voltar ao normal. Antes da crise mundial, o conceito já estava sendo desenhado e o Fla começaria a captação de recursos. A ideia é oferecer conteúdo alinhado com os gostos deste público, que representa uma enorme base de usuários do serviço de vídeos. (Por Leo Burlá)