Topo

A última Copa de Messi e CR7

As principais histórias do último mundial dos melhores jogadores do século

Dirigente luso-brasileiro está por trás do sonho do Al Nassr de levar CR7

Marcelo Salazar esteve no Qatar para acompanhar a primeira fase da Copa - Reprodução/Instagram
Marcelo Salazar esteve no Qatar para acompanhar a primeira fase da Copa Imagem: Reprodução/Instagram
e Bruno Andrade

Colunista do UOL, em Doha (Qatar)

06/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Há um nome de origem brasileira que até pode passar despercebido aos olhares mais desatentos do mercado internacional de transferências, mas que, dentro do multimilionário futebol da Arábia Saudita, já é dos mais fortes e influentes neste momento. É, acima de tudo, dos principais responsáveis pelo sonho do Al Nassr de fazer barulho em janeiro de 2023: a contratação de Cristiano Ronaldo.

Marcelo Salazar é natural de Recife, em Pernambuco, mas adquiriu dupla nacionalidade portuguesa no começo dos anos 2000. Jogou futsal em alto nível na Espanha e, inclusive, defendeu a seleção de Portugal, tendo participado da Copa do Mundo de 2004, em Taiwan. Depois, também esteve presente nos Euros de 2005 e 2007.

Marcelinho, como é conhecido no mundo da bola, trabalha atualmente como diretor de futebol do Al Nassr. Tem a total confiança do presidente Musalli Almuammar, que, assim como vários líderes da Liga Saudita e do Ministério do Esporte, têm trabalhado exaustivamente para garantir a bombástica chegada de CR7, que recentemente rescindiu contrato por mútuo acordo com o Manchester United e está livre no mercado da bola.

Aos 44 anos, Marcelo Salazar desembarcou na Arábia Saudita em 2018, inicialmente para ser preparador físico do Al Faisaly FC. Na ocasião, aceitou um convite do treinador brasileiro Péricles Chamusca, ex-São Caetano, Portuguesa e Coritiba, entre outros. Rapidamente assumiu o posto de auxiliar técnico e ainda chegou a ter uma passagem rápida pelo Al Hilal, em 2019.

Cristiano Ronaldo dá passe de ombro em jogo contra o Uruguai pela Copa do Mundo - REUTERS/Matthew Childs - REUTERS/Matthew Childs
Cristiano Ronaldo dá passe de ombro em jogo contra o Uruguai pela Copa do Mundo
Imagem: REUTERS/Matthew Childs

Valorizado no mercado saudita, Marcelinho foi chamado para trabalhar no Al Nassr na temporada 2021/22. O reforço para a comissão técnica partiu de um desejo de outro treinador brasileiro, o recém-contratado Mano Menezes. O hoje comandante do Internacional ficou pouco tempo no país (fez 16 jogos), mas, antes de sair, recomendou aos dirigentes a promoção do braço direito luso-brasileiro.

Salazar, que esteve no Qatar para acompanhar a fase de grupos da Copa de 2022, foi treinador do Al Nassr em apenas jogos oficiais, tendo obtido quatro vitórias. Apesar do bom retrospecto em campo, o ex-jogador de futsal chamou mais atenção pelo perfil de gestão, sendo então remanejado para um cargo mais diretivo. Desde então, tem participado de praticamente todas as decisões, sobretudo de entradas e saídas de jogadores.

Hoje dirigido pelo francês Rudi Garcia, ex-Lyon, Roma e Olympique se Marselha, o clube de Riad é o vice-líder da Liga Saudita, atrás apenas do Al Shabab. Tem no elenco alguns nomes de peso, como o goleiro colombiano David Ospina, o volante brasileiro Luiz Gustavo, o meia-atacante brasileiro Anderson Talisca e o atacante camaronês Vincent Aboubakar.