Topo

Van Dijk: 'Pelé é um ícone do esporte e nunca será esquecido'

Virgil Van Dijk aplaude classificação da seleção holandesa às quartas - Adrian DENNIS / AFP
Virgil Van Dijk aplaude classificação da seleção holandesa às quartas Imagem: Adrian DENNIS / AFP

Colunista do UOL, em Doha (Qatar)

05/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Ícone. Lenda. Exemplo. Estes foram alguns dos adjetivos usados por jogadores da seleção holandesa, quando questionados pelo UOL sobre a influência de Pelé na história do futebol do mundo e da própria Holanda.

A "Laranja" está nas quartas de final da Copa e, pela sétima vez na sua história, vai acabar o Mundial entre os oito melhores do mundo. Pelé e a Holanda, no entanto, não "conviveram" em Copas. Nas quatro em que o Rei jogou, conquistando três delas, os holandeses não estavam.

A história do pequeno país europeu no futebol começa a ser escrita nos anos 70 e, com o genial Rinus Michels no comando e Johann Cruyff no campo, a Holanda passa a ser uma grande influência nos novos rumos que o esporte tomaria.

"Ele sempre foi um grande exemplo para muitos jogadores, então definitivamente influenciou no futebol holandês como um todo", falou o zagueiro De Ligt ao UOL. "É um dos grandes jogadores de todos os tempos. É muito triste saber que ele está doente e não pode se recuperar", acrescentou.

O capitão da Holanda, Virgil Van Dijk, já havia dado entrevistas em holandês e inglês e se dirigia ao ônibus da equipe, mas voltou para falar do Rei e chamou Pelé de "ícone" do esporte.

"Um ícone do jogo. Ele significa muito para o futebol, para o futebol brasileiro e será sempre lembrado por tudo o que fez. Será um dia triste se esse dia chegar. Ele é um ícone, nunca será esquecido, sempre influenciou muito o futebol e todos os jogadores."

Outro que se manifestou foi o veterano Danny Blind, autor de um dos gols na vitória sobre os Estados Unidos. "Estamos acompanhando as notícias (da internação de Pelé) dentro da nossa bolha ali no hotel. O que posso dizer? Ele é uma lenda do esporte. É uma lenda do futebol e sempre será assim".

Quem vai ser o artilheiro da Copa do Mundo? Vote!

Enquete encerrada

Total de 1905 votos
46,82%
Adam Pretty - FIFA/FIFA via Getty Images
36,01%
NELSON ALMEIDA / AFP
8,82%
Dan Mullan/Getty Images
2,41%
David S. Bustamante/Soccrates/Getty Images
1,84%
Aurelien Meunier/Getty Images
1,31%
Catherine Ivill/Getty Images
1,10%
Evrim Aydin/Anadolu Agency via Getty Images
1,10%
JAVIER SORIANO / AFP
0,58%
Buda Mendes/Getty Images