Topo

Ele tem 2,03m e levou gol de cobertura. Conheça o gigante que desafia Messi

Noppert comemora durante a vitória da seleção holandesa sober o Senegal, pela Copa do Mundo de 2022 - Koji Watanabe/Getty
Noppert comemora durante a vitória da seleção holandesa sober o Senegal, pela Copa do Mundo de 2022 Imagem: Koji Watanabe/Getty

Tales Torraga e Thiago Arantes

do UOL, em São Paulo e Barcelona

04/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Na Copa do Mundo em que a Holanda prefere ser chamada de "Países Baixos", o grande destaque da seleção laranja é um gigante de 2,03m. O goleiro Andries Noppert, de 28 anos, fez sua estreia na equipe de Louis van Gaal justamente no Mundial de Qatar, e tem sido um dos responsáveis pela campanha que levou o time às quartas de final.

Por uma vaga na semifinal, o gigante terá pela uma "Pulga" pela frente: a Holanda encara a Argentina, de Lionel Messi, 1,69m. Noppert será o segundo goleiro de 2,03m que o craque enfrenta na carreira. Em 2014, num amistoso da seleção argentina contra a Romênia, Messi teve à sua frente por 45 minutos o arqueiro Costil Pantilimon. O jogo terminou 0 a 0.

Estreante na equipe justamente no Mundial do Qatar, Noppert era pouco conhecido até mesmo no futebol holandês. Aos 28 anos, ele faz boa temporada no Heerenveen, depois de passar por clubes como Go Ahead Eagles e Dordrecht. A primeira convocação para a seleção aconteceu apenas em setembro deste ano.

pulisio - Adam Davy - PA Images/PA Images via Getty Images - Adam Davy - PA Images/PA Images via Getty Images
Noppert defende chute do atacante Pulisic, dos EUA
Imagem: Adam Davy - PA Images/PA Images via Getty Images

Noppert chamou a atenção pela escassa experiência até ser convocado pelo técnico Louis Van Gaal para a Copa do Mundo. O veterano treinador de 71 anos chamou o arqueiro depois de apenas 15 jogos pelo Heerenveen.

"Era um risco, claro, como foi um risco quando chamei Van der Saar aos 19 anos", falou Van Gaal depois da estreia de Noppert no Qatar.

O gigante holandês tem uma carreira marcada pelas dificuldades. Sofreu diversas lesões nas costas, e foi pressionado pela família para largar o futebol e ser policial. "Discutimos muito sobre isso e prometi lutar até o final. Estou feliz por escutar a mim mesmo", comentou, depois da sua estreia.

Mais alto da história

A estatura oficial de Noppert (2,03m) o coloca como o jogador mais alto da história de todas as Copas, segundo o levantamento que contempla a estatura dos atletas em todos os Mundiais. Ele mede um centímetro a mais, por exemplo, que o famoso atacante inglês Peter Crouch e outros três outros atletas (o croata Nikola Zigic, o tcheco Jan Koller e o australiano Zeljko Kalac). No Qatar, também entrou no "clube dos 2,02m" o goleiro Vanja Milinkovic-Savic, da Sérvia.

Na contramão da altura elevada de Noppert, o jogador mais baixo desta Copa é Ilias Chair, meio-campista de Marrocos, com 1,58m. Outro exemplo histórico de jogador com baixa estatura é o francês Alan Giresse, companheiro de Michel Platini nas Copas de 1982 e 1986, com 1,62m.

Wright - Catherine Ivill/Getty Images - Catherine Ivill/Getty Images
Wright faz gol "sem querer" por cobertura em Noppert
Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Gol por cobertura

O fato de ser o jogador mais alto da história das Copas não salva Noppert de contratempos comuns para goleiros de estaturas mais convencionais. Na vitória por 3 a 1 sobre os Estados Unidos, nas oitavas de final, ele sofreu um gol por cobertura.

Não foi o gol clássico em que o atacante toca por cima do goleiro mas, dada a altura do goleiro holandês, não deixa de ser inusitado que a bola tenha passado por cima dele para entrar. Aos 21 minutos da segunda etapa, o cruzamento de Christian Pulisic foi desviado por Haji Wright, quase caído, e enganou o gigante.

Apesar do "lençol" quase involuntário que sofreu, Noppert faz uma boa Copa do Mundo. Ele já fez 15 defesas nos quatro primeiros jogos, cinco delas diante dos norte-americanos.

Altura expressiva até no vôlei

Os 2,03m de Noppert são expressivos até em outra modalidade, caracterizada pela alta estatura dos seus atletas: o vôlei, cuja seleção holandesa também tem tradição. Foi a adversária, por exemplo, do Brasil no primeiro título olímpico do país, nos Jogos de Barcelona, em 1992.

O Mundial Maculino de Vôlei foi disputado pela última vez justamente neste 2022, no mês de agosto, na Polônia e Eslovênia. A seleção campeã foi a Itália, que conquistou seu primeiro título na competição em 24 anos. Dos 14 jogadores convocados pela Azzurra, só três mediam mais que os 2,03m de Noppert. O mais alto era o ponteiro Alessandro Michieletto, de impressionantes 2,11m.

UOL News Copa fala sobre a volta de Neymar aos treinos, as dúvidas na escalação de Tite, os perigos que a Coreia pode oferecer e mais! Confira: