Topo

Fifa justifica com imagens gol validado para o Japão na Copa; assista

Mitoma se esticou e fez o cruzamento antes do gol de Tanaka em Japão x Espanha, jogo da Copa do Mundo - Jennifer Lorenzini / Reuters
Mitoma se esticou e fez o cruzamento antes do gol de Tanaka em Japão x Espanha, jogo da Copa do Mundo Imagem: Jennifer Lorenzini / Reuters

Do UOL, em São Paulo

02/12/2022 13h11

Classificação e Jogos

A Fifa usou suas redes sociais para mostrar que ângulos diferentes da mesma imagem podem levar o torcedor a interpretar de forma errada um lance de jogo, como aconteceu nesta Copa do Mundo.

A entidade máxima do futebol mostrou como a bola, que antecedeu o segundo gol do Japão na vitória sobre a Espanha, não saiu 100% pela linha de fundo.

"O segundo gol do Japão na vitória por 2 a 1 sobre a Espanha foi verificado pelo VAR para determinar se a bola havia saído de jogo. Os árbitros da partida de vídeo usaram as imagens da câmera da linha do gol para verificar se a bola ainda estava parcialmente na linha ou não", disse a entidade em seu Twitter. E continuou:

"Outras câmeras podem oferecer imagens enganosas, mas com base nas evidências disponíveis, a bola inteira não estava fora de jogo", completou.

O lance causou polêmica, pois em algumas câmeras da transmissão dava a impressão de que a bola havia cruzado totalmente a linha de fundo. O vídeo publicado pela Fifa explica como é possível a parte inferior da bola ter saído de campo, enquanto ela ainda tem uma parte sobre a linha.

  • A Live UOL Esporte comenta os principais destaques do dia da Copa do Mundo do Qatar, com colunistas do UOL. Assista: