Topo

Em crise e sem CR7, Manchester United festeja três estrelas na Copa

Demétrio Vecchioli

Colunista do UOL, em São Paulo (SP)

01/12/2022 04h00

Classificação e Jogos

Em má fase na Inglaterra e recentemente livre daquele que era o seu principal astro, o Manchester United comemora ter três dos principais destaques da Copa do Mundo até agora. Jogam em Old Trafford o atacante Rashford, autor de três gols e um dos artilheiros do Mundial, o meia Bruno Fernandes, autor de dois gols e duas assistências por Portugal, e o volante Casemiro, destaque dos dois primeiros jogos do Brasil e que marcou contra a Suíça.

Em seu site, o clube vermelho destacou que, em toda sua história, só cinco jogadores da equipe haviam feito dois gols em uma só partida. No Qatar, isso aconteceu dois dias seguidos, primeiro como Bruno, depois com Rashford.

Apesar de ser o quarto time europeu com mais convocados para a Copa do Mundo, atrás de Bayern de Munique (17), Manchester City e Barcelona (16), o United viu sua lista de atletas no Mundial cair de 14 para 13 quando rescindiu o contrato de Cristiano Ronaldo, o que foi um alívio para os dois lados.

Ídolo do clube e contratado no ano passado para recolocar o United na briga por grandes títulos, CR7 passou longe de corresponder na segunda passagem dele por Manchester. Fez só 10 jogos na atual temporada do Campeonato Inglês, começando apenas quatro vezes. Insatisfeito com a reserva, deu entrevista, pré-Copa, dizendo que se sentia traído pelo clube e disse que nem respeitava nem se sentia respeitado pelo técnico Erik ten Hag. Conseguiu o que queria: a rescisão.

Mas o elenco que é só o quinto colocado da Premier League continua tendo outros dois portugueses, entre eles Bruno Fernandes, que é o melhor jogador da Copa pelas estatísticas do Sofascore. Em dois jogos, fez dois gols, deu duas assistências e ainda meteu uma bola na trave. Já é mais do que nos 13 primeiros jogos do Campeonato Inglês, nos quais participou de três gols.

Outro destaque da Copa, o atacante Marcus Rashford, um dos que puxa a fila da lista de artilheiros, é outro que faz um Mundial melhor do que vem jogando pelo United. Em três jogos, já marcou três gols na Copa, dois deles muito bonitos, sendo um de falta. Enquanto isso, no inglês, a média é de um gol a cada 283 minutos, mais do que três partidas inteiras.

Já o brasileiro Casemiro foge desse padrão. É um motorzinho tanto no clube quanto na seleção. Contratado pelo United no começo desta temporada, chegou à Copa como titular absoluto do Brasil e fez duas ótimas partidas no Qatar. Contra a Suíça, entrou na área como homem surpresa e fez o gol da vitória da seleção.

Além dos três, o United tem, na Copa, os brasileiros Fred e Antony, que podem começar jogando contra Camarões (o atacante é nome certo e, o volante, opção), os ingleses Luke Show e Harry Maguire, ambos titulares da equipe que está classificada às oitavas de final, o zagueiro francês Varane, que vem recuperando a forma para ser titular no mata-mata, além do argentino Lisandro Martínez, o holandês Malacia e o uruguaio Pellistri, todos reservas. Eriksen, estrela da Dinamarca, já voltou para casa.