Topo

Dificilmente Neymar vai conseguir jogar 100%, diz especialista

26/11/2022 09h45

Classificação e Jogos

Ainda não há uma certeza de quando Neymar poderá voltar a defender a seleção brasileira na disputa da Copa do Mundo do Qatar. Quando ele acontecer, contudo, pode não ser em totais condições.

No UOL News Copa, apresentado todo dia às 9 horas (de Brasília), o Dr. Fabiano Nunes, médico ortopedista da Beneficiência Portuguesa de São Paulo, explicou sobre a lesão e como costuma ser a evolução na recuperação.

"Dificilmente ele vai conseguir jogar 100%. A contusão óssea, habitualmente, apesar de não ter sido grave, é uma lesão que demora. O osso demora um pouquinho para desaparecer completamente. A lesão ligamentar é o mais preocupante. Se você tem uma lesão ligamentar mais grave, e a preocupação da contusão óssea é isso, por que normalmente a gente tem contusão óssea se a gente torce muito, e se a gente torce muito a gente geralmente machuca o ligamento, e esse ligamento com uma lesão maior ele demora mais para cicatrizar, dificilmente um ligamento que teve uma lesão parcial, não precisa nem ser completa, ele demora menos de três semana para cicatrizar", disse.

"Então a gente pensando nisso, é difícil a gente falar que ele vai jogar em 100% de condições. Agora, o Rodrigo (Lasmar) é um cara muito competente, a gente tem uma estrutura médica muito boa na seleção, que vai deixar ele jogando muito próximo disso se não for uma lesão ligamentar importante", completou.

A bola puniu Tite

Para o comentarista Renato Maurício Prado, Tite está pagando agora por ter feito uma lista de convocação "completamente maluca", sofrendo com desfalques justamente nas duas posições em que errou mais na seleção dos atletas.

"Eu também prefiro ver o Militão, mas aí eu fico me perguntando: então para quê levou o Daniel Alves? Porque é um ridículo completo essa situação. Você leva o Daniel Alves por questões técnicas e físicas, como fez ressaltar o Tite na entrevista da convocação final, e na hora que o lateral machuca, entra um zagueiro. Então isso é uma completa loucura. A lista do Tite é uma completa loucura", disse

"Porque agora para o Neymar não tem substituto, vai jogar o menino Rodrygo. Tomara que ele tenha uma Copa de Amarildo, jogando uma barbaridade. Mas tinha que tem um reserva para o Neymar. Por que não levou o Gustavo Scarpa, que poderia fazer essa função perfeitamente? A bola pune, lembram do Muricy? A bola puniu o Tite, porque bateu na seleção justamente nas posições em que ele não convocou corretamente", completou.

Convocou um problema

A convocação de Daniel Alves também foi criticada por Casagrande.

"Ele não convocou um lateral, ele convocou um problema. Mas ele não estava esperando, ele não contava com a contusão do lateral, porque aí agora ele está vendo o problema que ele trouxe para o Qatar", disse o comentarista.

"Cada um tem seu jeito de se manifestar. Tem a ironia, tem a bronca, e todas elas têm um motivo: ninguém confia no Daniel Alves", afirmou.

Baque monstruoso

Apesar da crença de que o elenco da seleção tem qualidade suficiente para contornar a perda de Neymar, RMP prevê um impacto no elenco.

"Eu acho que é um baque monstruoso. Claro, os jogadores não vão revelar, vai ficar todo mundo tentando fingir que não aconteceu nada, mas a perda do Neymar, no primeiro jogo já, sem saber se ele volta, quando ele volta, em que condições ele volta, é muito complicado", disse o comentarista.

Rodrygo dá mais dinâmica

Para o comentarista Walter Casagrande Jr., a entrada de Rodrygo na vaga de Neymar pode até trazer algumas vantagens para a seleção brasileira, mudando a dinâmica da equipe nas próximas partidas.

"O Rodrygo vai dar uma dinâmica no jogo. O Rodrygo, neste momento, dá mais dinâmica que o Neymar. Eu não estou comparando, hein, a qualidade de um e de outro. O Neymar, na quinta-feira, não foi bem na partida. Ele estava lento, errou muitos passes, deu muitos contra-ataques, porque ele não estava dando a dinâmica que o time precisava", disse.

"O Rodrygo, por ser mais jovem e por entrar muitas vezes nessa posição que ele vai entrar, caso ele entre, lá no Real Madrid, ele entra muito nessa posição, jogando de meia por dentro. Ele entra menos na ponta e muito mais por dentro. E eu acho que o Rodrygo, se ele tiver confiança, se ele entrar como entrou - porque é diferente você entrar num jogo ou sair jogando - ele pode dar uma dinâmica, uma velocidade, uma movimentação maior do meio para frente", completou.

Flamengo convence Vitor Pereira

O Flamengo já tem novo treinador depois da saída de Dorival Júnior. Vitor Pereira, ex-Corinthians acertou contrato por dois anos e vai comandar os atuais campeões da Libertadores. Renato Maurício Prado explicou como os problemas particulares de VP, motivo de sua saída do time paulista, foram contornados.

"Essa questão da sogra, um dos dados fundamentais para o fecho, o Flamengo está trazendo toda a família do Vitor Pereira para o Rio de Janeiro. Inclusive a sogra, que tem Alzheimer e precisa de acompanhamento. Mas o Flamengo se prontificou a instalar toda a família do Vitor Pereira no Rio e custear a acompanhante para a sogra. Esse aí foi o detalhe que faltava", disse.

Fim de temporada caótico

Renato Mauricio Prado falou sobre as dúvidas que acabaram resultado no fim do caminho de Dorival no Flamengo, sendo que nem mesmo as duas grandes conquistas no final da temporada foram suficiente para definir sua permanência.

"Começam a surgir os problemas, por incrível que pareça, nos dois títulos", disse o comentarista, falando sobre os questionamentos pela dificuldade enfrentada pelo Flamengo nas finais contra o Corinthians e Athletico-PR.

"Então surgiram os questionamentos se o Dorival era mesmo o treinador mesmo. Ele conseguiu os resultados muito rápido, mas a sensação era de que as coisas estavam começando a degringolar", contou.

Confira o programa na íntegra: