Topo

Diretor da Fifa se declara gay em discurso e diz que entidade é inclusiva

Danilo Lavieri e Rodrigo Mattos

Do UOL, em Doha (Qatar)

19/11/2022 07h07

Classificação e Jogos

O diretor de relações com a imprensa da Fifa, Bryan Swanson, encerrou o discurso de hoje (19) do presidente da entidade, Gianni Infantino, se declarando gay para dizer que a entidade onde trabalha é inclusive e se preocupa com as pessoas de todas as orientações sexuais.

Ele estava sentado ao lado de Infantino e pediu a palavra para falar sobre o tema de forma espontânea no evento que contava com cerca de 400 jornalistas em Doha, no Qatar.

"Estou aqui sentado como um homem gay. Só pelo fato de o Infantino não ser gay, não significa que ele não liga para isso. Ele liga. Vocês enxergam a parte que vai ao público, eu enxergo a parte privada. Nós falamos disso muitas vezes por aqui. A Fifa se preocupa de maneira muito forte com todas as pessoas de todas as orientações sexuais. Tenho muitos colegas gays por aqui também", afirmou Swanson.

A declaração veio logo depois de Infantino dar um pronunciamento de quase uma hora onde ele defendeu o Qatar, fez críticas aos europeus e disse que há lições de morais hipócritas vindo do mundo todo, especialmente da parte ocidental sobre as condições de trabalho e de vida no país da Copa.

Infantino reforçou o seu discurso de que todas as pessoas são bem vindas para acompanhar ao Mundial, apesar de reconhecer que há legislações que tentam coibir atitudes homossexuais no país.

  • Direto de Doha, capital do Qatar, o UOL News Copa traz notícias sobre a preparação e viagem da Seleção Brasileira, a escalação ofensiva de Tite, o adversário do Brasil na estreia, a festa de abertura e mais! Confira: