Topo

Jornalista denuncia suposta propina para Equador perder abertura da Copa

Jogadores do Equador comemoram após garantirem a vaga para a Copa do Mundo - Christian Alvarenga/Getty Images
Jogadores do Equador comemoram após garantirem a vaga para a Copa do Mundo Imagem: Christian Alvarenga/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/11/2022 12h31

Classificação e Jogos

Amjad Taha, jornalista e diretor do Centro Britânico de Pesquisas do Oriente Médio, usou suas redes sociais para revelar que a seleção equatoriana foi supostamente subornada para perder a partida de abertura da Copa do Mundo contra o Qatar.

Segunda Taha, que é especialista em assuntos políticos estratégicos, o Qatar teria tentado subornar oito jogadores equatorianos com 7,4 milhões de dólares (R$ 40,44 milhões, na cotação de hoje) para perder o primeiro jogo por 1 a 0.

"Qatar subornou oito jogadores equatorianos em 7,4 milhões de dólares para perder o primeiro (1-0 2º tempo). Cinco insiders do Qatar e Equador confirmaram isso", escreveu. E continuou:

"Esperamos que seja falso. Esperamos que compartilhar isso afete o resultado. O mundo deve se opor à corrupção da Fifa", completou.

No entanto, Marc Owen Jones, que trabalha como verificador de fatos, comentou que esse suposto suborno foi compartilhado por meio de uma "conhecida conta de desinformação".

"Os motivos de Taha não são claros, mas ele tem um histórico de espalhar informações falsas", escreveu Jones em seu Twitter.

Além dele, Miguel Ángel Loor, presidente da LigaPro (Liga de Futebol Profissional do Equador) fez criticas duras contra Amjad Taha pela notícia publicada.

"Um imbecil publica algo estúpido e passamos horas conversando sobre isso. Ninguém raciocina nada. Tenho certeza que nosso futebol cresceu; jogadores, torneio, seleção. Mas é incrível como gostamos de nos autodestruir. Impossível competir assim. Vamos jogar uma Copa do Mundo, entenda!", disse o dirigente.

O confronto entre Qatar e Equador acontece no domingo (20), às 13h (de Brasília), no estádio Al Bayt. Além destas seleções, o Grupo A também conta com Holanda e Senegal.