Topo

'Queridinho' inglês, Owen se aposenta aos 33 anos sem confirmar aposta

Graves lesões prejudicaram Owen, tido como uma das maiores promessas inglesas - Clint Hughes/AP Photo
Graves lesões prejudicaram Owen, tido como uma das maiores promessas inglesas Imagem: Clint Hughes/AP Photo

Das agências internacionais

Em Londres (Inglaterra)

19/03/2013 09h21

Michael Owen anunciou nesta terça-feira que encerrará sua carreira ao final desta temporada. O atacante, atualmente no Stoke City, foi considerado como uma das maiores promessas do futebol inglês dos últimos anos, mas as seguidas lesões o impediram de ter uma carreira de maior sucesso.

Em seu site oficial, Owen confirmou sua decisão de pendurar as chuteiras. “Com imenso orgulho anuncio minha intenção de encerrar a carreira ao final desta temporada. Tive muita sorte que minha carreira tenha me levado a algo com o qual só havia imaginado em meus sonhos”, disse o jogador de 33 anos.

Em seu currículo, Owen conta com passagens por Liverpool, Manchester United, Real Madrid e Newcastle. Em sua galeria de títulos, ele conquistou Campeonato Inglês, Copa da Inglaterra, Copa da Liga Inglesa e Copa Uefa (atual Liga Europa). Em 2001, ele foi eleito o melhor jogador da Europa. Em 89 partidas pela seleção inglesa, o atacante marcou 40 gols.

Owen foi revelado nas categorias de base do Liverpool e estreou como profissional em 1997 – ele fez um gol logo em seu primeiro jogo. Ele foi convocado para a seleção inglesa para disputar a Copa do Mundo em 1998 e fez um golaço contra a Argentina.

Apesar da carreira promissora, Owen sofreu várias lesões graves que o prejudicaram. Entre outros problemas, o jogador fraturou um dedo do pé, rompeu ligamentos do joelho e sofreu problemas musculares.

Owen assinou com o Stoke City no início desta temporada, mas teve poucas oportunidades na equipe. O atacante disputou apenas sete partidas pela clube e marcou um gol.