Topo

Espanhol - 2019

Barcelona dá passo atrás, e partida do Espanhol nos EUA fica distante

Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, durante assembleia - Germán Praga/FCB
Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, durante assembleia Imagem: Germán Praga/FCB

10/12/2018 18h49

O Barcelona deu um passo atrás em sessão do Conselho Administrativo do clube, nesta segunda-feira (19), na chance da partida contra o Girona, pelo Campeonato Espanhol, ser realizada em Miami, nos Estados Unidos.

De acordo com o Barça, a falta de consenso da proposta foi o principal motivo da recusa do clube. "O Barcelona estava e está disposto a viajar para Miami para disputar uma partida de La Liga e aceitou que os benefícios sejam divididos entre todos os times da primeira e segunda divisão, seguindo os mesmos critérios de distribuição de direitos televisivos, mas considera que, até um acordo ser alcançado entre todos os envolvidos, este projeto não terá tempo de prosperar", diz em nota.

A partida entre Girona e Barcelona foi marcada para 26 de janeiro de 2019 e seria válida pela 21ª rodada do Campeonato Espanhol, mas o local ainda não havia sido definido.

A La Liga quer viabilizar o duelo em Miami, mas a Fifa, a AFE (Associação dos Jogadores Espanhóis de Futebol) e a RFEF (Real Federação Espanhola de Futebol) já vinham se mostrando contrárias ao projeto.

Girona respeita Barça, mas aguarda jogos no exterior

Em nota publicada na noite desta segunda-feira (10), o Girona declarou seu respeito à decisão do Barcelona, mas deixou claro que apoia a realização de um jogo do Campeonato Espanhol no exterior. Leia a nota na íntegra:

"Tendo em conta a decisão do FC Barcelona de não continuar com o jogo contra o Girona nos Estados Unidos, o clube quer expressar seu respeito pela posição do Barça. Acrescentamos, ainda, que o Girona FC continuará a apoiar iniciativas que ajudem a promover a liga para além das fronteiras da Espanha, da mesma forma e com a mesma atitude que fez quando se propôs a participar na partida nos EUA".