Topo

Espanhol - 2019

Barcelona sofre contra Real Sociedad, mas vence de virada e segue invicto

Barcelona sofreu para vencer Real Sociedad fora de casa - PAUL HANNA/REUTERS
Barcelona sofreu para vencer Real Sociedad fora de casa Imagem: PAUL HANNA/REUTERS

Do UOL, em São Paulo

15/09/2018 13h08

O Barcelona sofreu para seguir invicto no Campeonato Espanhol. Neste sábado (15), o time catalão saiu atrás no placar, mas conseguiu a virada e venceu a Real Sociedad no estádio Anoeta por 2 a 1, com gols de Suárez e Dembelé. Elustondo marcou para os donos da casa. 

Com o triunfo, a equipe chegou a 12 pontos se manteve na liderança, beneficiada também pelo empate em 1 a 1 entre Athletic Bilbao e Real Madrid na sequência da quarta rodada do Espanhol. 

Mais uma vez, a Real Sociedad impôs dificuldades ao Barcelona dentro de casa. Antes da vitória de virada por 4 a 2 em janeiro, a equipe culé havia ficado 11 anos sem vencer no Anoeta. O próximo compromisso do Barça será contra o Girona, no próximo domingo (23), no Camp Nou. Já a Real visita o Huesca na sexta-feira (21).

Poupado para a Champions, Coutinho começa no banco
De olho no duelo contra o PSV, terça-feira (18), pela Liga dos Campeões, o técnico Ernesto Valverde poupou alguns titulares, como Philippe Coutinho. Arthur, que voltou da Seleção Brasileira, foi poupado, assim como Malcom, em recuperação de uma lesão no tornozelo. Rafinha ganhou uma chance entre os titulares, mas não se destacou e acabou substituído por Busquets, também poupado para a Champions, no segundo tempo. Do lado da Real, Willian José, lesionado, também ficou fora. Coutinho não foi autor de nenhum lance individual particularmente inspirado, mas sua entrada deu mais liberdade ao ataque culé. Ele se destacou pelo esforço e pela movimentação intensa, ajudando o time a abrir espaços na frente. 


Goleiro Rulli falha duas vezes e cede a virada
Se a zaga da Real Sociedad foi muito bem, não se pode dizer que Rulli teve a mesma solidez. O time da casa vencia por 1 a 0, o Barcelona cobrou escanteio e Piqué cabeceou. Rulli afastou mal e viu Suárez empatar. Logo depois, em outro lance de bola parada, Dembelé aproveitou mais um erro do goleiro para virar o jogo. Do lado do Barcelona, Messi teve um primeiro tempo apagado, com erros e omissão não habituais ao camisa 10. Seu primeiro chute a gol foi apenas aos 14 do segundo tempo, mas o argentino se redimiu após o intervalo. Com mais liberdade para se movimentar, levou perigo Também foi dele o cruzamento que originou o gol de Dembelé.

Real Sociedad controla ações no primeiro tempo
A defesa dos donos da casa foi o destaque do início do jogo. Umtiti e Messi tentavam distribuir o jogo e imprimir velocidade ao ataque, mas a zaga soube controlar as ações do Barcelona com cortes, bloqueios e antecipações precisos. Aos 11 minutos de jogo, Elustondo aproveitou um cruzamento e abriu o placar para a Real Sociedad. Depois do gol, o Barcelona seguiu com a posse de bola, mas teve dificuldade na criação e viu o adversário explorar os espaços com contra-ataques, dando trabalho ao goleiro Ter Stegen. 


VAR evita pênalti a favor do Barcelona
Nos acréscimos da primeira etapa, Piqué caiu no chão após cruzamento de Dembelé. O zagueiro alegou ter sido derrubado na área e pediu pênalti. O árbitro consultou o VAR, que não viu nada e mandou seguir: foi apenas escanteio. Pouco depois, Suárez reclamou de um pênalti por mão de Moreno, que o VAR também não concedeu.

Ernesto Valverde muda estratégia no meio-campo
Depois de ir para o intervalo perdendo, Valverde lançou seus titulares. Colocou Coutinho e Busquets para dar mais liberdade a Messi na frente e deixar Rakitic mais adiantado, além de sacar Rafinha, apagado. Mesmo com força total, o Barcelona continuou sofrendo com os contra-ataques da Real, que chegou três vezes com perigo, parando na falta de pontaria e no goleiro Ter Stegen.

Quem não faz...
Depois de perder chances inacreditáveis em contra-ataques, o Real Sociedad viu o goleiro Rulli sofrer um apagão e o Barcelona fazer dois gols em três minutos. O time da casa não desistiu e buscou explorar os espaços de contra-ataque até o final da partida, mas não conseguiu reverter o resultado negativo.

Agirretxe recebe homenagem por aposentadoria
Aos 31 anos, o atacante Imanol Agirretxe anunciou a aposentadoria no fim de agosto e foi homenageado pelo clube que defendeu entre 2003 e 2018. O agora ex-atleta recebeu uma placa da Real Sociedade, que foi entregue por Messi e foi ovacionado pelos torcedores. Ele caminhou sozinho até a meta e chutou para as redes, marcando um último e simbólico gol pelo time. No clube, fez 271 partidas e marcou 74 gols.

FICHA TÉCNICA
REAL SOCIEDAD 1 X 2 BARCELONA

Data/hora: 15/09/2018 às 11h15 (de Brasília)
Local: Anoeta, em San Sebastián (ESP)
Gols: Elustondo aos 11 minutos do primeiro tempo; Suárez, aos 17,  e Dembelé, aos 20 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Illarramendi

REAL SOCIEDAD: Rulli; Zaldua, Aritz Elustondo, Moreno e Theo Hernández; Pardo (Merino), Zubeldia, Illarramendi (Sangalli), Oyarzabal e Zurutuza (Bautista); Juanmi.
Técnico: Asier Garitano

BARCELONA: Ter Stegen; Semedo (Coutinho), Piqué, Umtiti e Alba; Rakitic, Sergi Roberto e Rafinha (Busquets); Dembelé (Vidal), Messi e Luis Suárez.
Técnico: Ernesto Valverde