Topo

Espanhol - 2019

Real vence e se isola, mas perde dois lesionados antes de encarar Atlético

Do UOL, em São Paulo

04/02/2015 19h37

O líder Real Madrid deu poucas chances para o Sevilla e venceu os rivais da Andaluzia por 2 a 1, no Santiago Bernabeu, nesta quarta, em um jogo atrasado da 16ª rodada do Espanhol. Só que o custo desses três pontos foi alto. Embora tenha conseguido ampliar a vantagem sobre o rival Barcelona, o clube da capital espanhola saiu de campo com duas dores de cabeça para o clássico com o Atlético de Madri, do próximo sábado.

Sergio Ramos e James Rodriguez, titulares absolutos e destaques da equipe merengue, deixaram o gramado do Santiago Bernabeu ainda no primeiro tempo. O zagueiro saiu com dores musculares na coxa esquerda e ficará três semanas fora, diz o jornal Marca, Já o colombiano queixou-se de um problema no pé direito minutos depois de ter aberto o placar para o Real e ainda não se sabe a gravidade da lesão.

James é dúvida e Sergio Ramos desfalque certo para o clássico contra o Atlético. Marcelo, suspenso, e Modric, lesionado, aumentam a lista de problema de Carlo Ancelotti, que ao menos terá Cristiano Ronaldo de volta. Com a vitória sobre o Sevilla, o Real Madrid chega a 54 pontos e abre quatro de vantagem para o vice Barcelona. O duelo contra os rivais da capital espanhola, porém, têm um peso especial para a equipe merengue, que já enfrentou os pupilos de Simeone cinco vezes nesta temporada e não ganhou nenhuma.

Fases do jogo:
Sem Cristiano Ronaldo, suspenso, o Real Madrid esteve longe de encantar diante de um Sevilla perigoso, que ocupa a quarta posição do Espanhol. Com Isco e Kroos no comando e Benzema no comando de ataque, o time de Carlo Ancelotti foi preciso quando chegou perto do gol adversário e jogou o que foi preciso para não ser ameaçado.

O primeiro gol foi mérito de Marcelo. O lateral brasileiro, da intermediária, encontrou James nas costas da zaga com um cruzamento preciso, que o colombiano completou de cabeça para o gol, aos 11 minutos do primeiro tempo.

Aos 36 minutos, o Real já não tinha James ou Sergio Ramos, lesionados, e via o Sevilla crescer no jogo. Bacca, um dos destaques da equipe visitante, dominou a bola na sua própria intermediária e tentou um passe pelo meio, mas entregou nos pés de Isco. O principal meia do Real puxou o contra-ataque, encontrou Benzema e teve tempo de ajeitar quando recebeu de volta do francês. Jesé, o último dessa linha de passe, só completou para o gol.

Daí em diante, o Real levou o jogo em banho-maria. Nas melhores chances que teve, Bale repetiu o excesso de individualidade que o faz alvo de críticas e desperdiçou sem passar a bola aos colegas. Vitolo, com uma grande jogada pela esquerda e um passe para Aspas, tratou de punir o galês e os donos da casa com um gol tardio do Sevilla aos 35 minutos do segundo tempo. Só que o esforço não rendeu o empate, e os merengues saíram de campo mais líderes do que antes.

Melhor: Isco. Em um time com tantas estrelas, o jovem espanhol cada vez mais vai aparecendo como opção para a criação de jogadas da equipe. Nesta quarta, foi o esteio do time, levando a bola da defesa ao ataque, com direito a uma assistência para Jesé e outros bons passes ao longo da partida.

Pior: Bacca. Centroavante do Sevilla é um dos destaques do time, mas esteve mal nesta quarta. No primeiro tempo, perdeu um gol relativamente fácil após driblar Casillas e deu o passe errado que originou o segundo gol do Real Madrid, que matou qualquer chance da equipe andaluz.

Toque dos técnicos: Ancelotti aproveitou o calendário apertado do Real Madrid para explorar seu elenco. Khedira, que só tem dez jogos disputados nesta temporada, começou como titular no meio-campo, deixando Illaramendi no banco de reservas.

Chave do jogo: Aproveitamento do Real. Sem sua grande estrela e contra um adversário respeitável, o time merengue não brilhou. Quando teve chance, porém, aproveitou. James, com oportunismo, e Jesé, aproveitando um vacilo feio do Sevilla, deram a vantagem que garantiu a vitória à equipe branca mesmo sem um grande futebol.

Para lembrar:
Ronaldo fora:
O Bola de Ouro não jogou mais uma vez por conta da suspensão que está cumprindo. Há duas rodadas, o português surtou em campo e agrediu o brasileiro Edimar, do Córdoba. Foi expulso, levou dois jogos de gancho e só voltará ao campo no próximo sábado, no clássico contra o Atlético de Madri.

James artilheiro: O colombiano chegou ao Real no começo da temporada cercado de dúvidas. Embora tivesse como credencial a grande campanha na Copa do Mundo, ele substituiria Ángel di Maria, um dos destaques do time no ano anterior. Em seis meses, já marcou 12 gols, deu 11 assistências e tem números melhores que o argentino em todas as temporadas em que ele esteve na capital espanhola.

Lucas Silva: O ex-cruzeirense foi para o banco de reservas do Real Madrid pela primeira vez desde que foi contratado. O jogo apertado no segundo tempo, porém, impediu a estreia do brasileiro, que segue aguardando uma oportunidade.