Topo

Avaí tenta frear ascensão do Boa Esporte; América-MG recebe Santa Cruz

Do UOL, em Belo Horizonte

27/09/2014 06h00

Depois de empatar dois jogos seguidos atuando como visitante, o Avaí volta a jogar na Ressacada, neste sábado, às 16h10, contra o embalado Boa Esporte, para se manter tranquilo no G-4 ao final da 26ª rodada da Série B. No mesmo horário, o lanterna América-MG recebe o Santa Cruz no estádio Independência, na capital mineira.

Com 46 pontos e na briga pelo acesso à Série A, o Avaí não vence há duas rodadas, quando empatou com Ceará (2 a 2) e Paraná (1 a 1). O time catarinense busca a vitória diante da torcida para não ter a vaga no G-4 ameaça pelos rivais, entre eles o Boa Esporte.

A equipe mineira não perde há oito jogos, com seis vitórias e dois empates, e se aproximou do G-4. A última derrota do Boa foi em 22 de agosto, para o Oeste, por 2 a 1, pela 18ª rodada. Com 41 pontos, o time de Varginha chega motivado na Ressacada.

América-MG encara Santa Cruz

Enquanto aguarda o julgamento do Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do recurso para tentar reverter decisão que lhe tirou 21 pontos, o América-MG tenta se recuperar em campo. O time mineiro recebe o Santa Cruz, que ocupa posição intermediária na tabela.

Por causa da pesada punição, o América caiu para o último lugar na tabela da competição, agora com 16 pontos. Na rodada passada, empatou com o líder Joinville, por 1 a 1, na Arena Joinville, em jogo que marcou a estreia do técnico Givanildo Oliveira, que comanda a equipe belo-horizontina pela quarta vez.

O drama do América começou logo depois que o Joinville denunciou a irregularidade na escalação do lateral-esquerdo Eduardo, que havia defendido São Bernardo e Portuguesa e portanto não poderia defender o time mineiro na Série B. O clube de Belo Horizonte contesta o possível erro, mas o STJD não entendeu assim e o penalizou com a perda de 21 pontos.

A meta agora é se recuperar em campo. Depois de sequência negativa, com quatro derrotas seguidas e um empate, o América recuperou-se ao vencer o Vila Nova-GO, por 1 a 0, em Goiânia, e arrancar um empate com o Joinville depois de ficar com um jogador a menos desde o final do primeiro tempo, quando Obina foi expulso.

Em posição intermediária na tabela, o Santa Cruz está a dez pontos do grupo de acesso à Série A e distante da temida zona de rebaixamento. O time pernambucano, que tem 34 pontos e 47% de aproveitamento, tenta embalar depois da vitória sobre o Oeste, por 3 a 0, atuando diante da torcida.